Cotidiano

Novo serviço não funciona em Roraima

Problema na internet impediu emissão da nova Carteira de Trabalho no dia do lançamento do serviço informatizado

O que deveria ser um dia de comemoração para a Superintendência  Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em Roraima, acabou em frustração no dia que marcaria o lançamento da nova Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS – Digital). Sem sinal de internet, o novo sistema não funcionou e deixou pelo menos 200 pessoas sem acesso ao documento no primeiro dia de atendimento, depois de 20 dias sem emissão da CTPS por causa da instalação do novo programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Sem sistema, uma enorme fila se formou no local e foi necessária a distribuição de senhas para as 100 primeiras pessoas que chegaram e esperaram na expectativa de o sistema funcionar, o que não aconteceu até o final da tarde. Os demais usuários que chegaram depois foram orientados a voltar hoje.
Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Roraima, Alberto Oliveira, um problema de conexão da internet gerado a partir do Ministério do Trabalho, em Brasília (DF), foi o que resultou na falta de atendimento e recepção para a emissão de Carteira de Trabalho e do Seguro Desemprego. “Todas as superintendências do Trabalho no Brasil tiveram essa dificuldade de acesso ao sistema devido a uma falha de conexão de internet, o que esperamos que seja resolvido o quanto antes para podermos atender a população”, disse.       Ele explicou que a nova Carteira de Trabalho Digital é um programa lançado em todo Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A novidade traz como benefícios ao cidadão a entrega do documento com mais agilidade e a integração das informações de diversos bancos de dados do Governo Federal.
“Temos toda a estrutura, com impressoras prontas, para fazer a carteira na hora, mas temos problemas com a internet em Roraima, que independe do problema ocorrido hoje [ontem], que foi pontual em Brasília. Precisamos de internet com pelo menos 10 gigabytes para gerenciar o banco de dados. Quando resolvido, passaremos a emitir a carteira na mesma hora”, disse.
A mudança integra o projeto de modernização do ministério e dos serviços prestados ao cidadão, que está sendo implementado gradativamente em todo o território nacional e que também torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite mais desembolsar pela foto, por exemplo. O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.