Os novos conselheiros estaduais de Cultura tomaram posse em seus assentos durante solenidade realizada na noite de ontem, 21, no auditório José Celestino da Luz, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi. A cerimônia foi presidida pela governadora Suely Campos e contou com a presença de várias autoridades e artistas regionais.
O evento que também celebrou o aniversário de três anos da Secretaria de Cultura (Secult) contou com apresentações musicais de Zeca Preto, Euterpe, Halisson Crystian e Sérgio Barros, a exibição do curta “Serin Kato – Cantos da Floresta’, do cineasta Cláudio Lâvor e a apresentação da quadrilha junina Xamego na Roça.
Eleito conselheiro no segmento música, Manoel Rolla ressaltou a importância do Conselho ter em sua maioria, representantes eleitos, algo que acontece pela primeira vez. Antes, os conselheiros eram indicados pelo chefe do executivo.
“Isso dá uma nova cara para a atuação do Conselho, trabalhando diretamente com a Secretaria Estadual de Cultura e trazendo a sociedade para discutir a cultura de Roraima. Os conselheiros representam a opinião da população e não a sua opinião pessoal. E a gente faz o convite para quem quer ajudar a promover a cultura. Precisamos estar juntos nesse processo”, disse.
Representante da Cultura popular e Indígena, Sabá Moura lembrou a importância da aproximação da classe cultural com o Conselho. “Isso facilita. A gente vê que o artista está procurando se aproximar do conselho. O diálogo sempre é bom”, disse.
O secretário estadual de Cultura, Júnior Almeida, falou que esse é um momento de resgate da cultura roraimense. “É um momento único para a sociedade cultura roraimense. O governo abre democraticamente o processo de escolha dos conselheiros e traz essa abertura para dentro do Secult. A participação deles é muito importante, pois juntos vamos traçar as ações da nossa cultura”, enfatizou.
A governadora Suely Campos comentou sobre a retomada da cultura em Roraima, com a revitalização de espaços como o Parque Anauá, que recebeu o Arraial Macuxi, o Palácio da Cultura, que teve uma intensa agenda cultural em 2015 e o incentivo às diferentes manifestações culturais.
“Em 2015 tivemos 55 projetos culturais inscritos e desses, 29 já foram aprovados. É muito mais do que em 2014, quando apenas 12 projetos tiveram recursos liberados. A nossa expectativa é de que com a atuação dos novos conselheiros, possamos fazer muito mais pela cultura roraimense. Esse é um compromisso que estamos fazendo dar certo”, reforçou Suely Campos.
Com informações da Secom