Novos testes para importação de energia da Venezuela iniciam neste sábado (1º)

O período de duração também é de 96 horas, sendo realizado até o próximo dia 5 de fevereiro

Os testes fazem parte da tentativa de importação de 15 megawatts (MW) da Hidrelétrica de Guri, em Santa Elena (VE), pela empresa Bolt Energy (Foto: Arquivo FolhaBV)
Os testes fazem parte da tentativa de importação de 15 megawatts (MW) da Hidrelétrica de Guri, em Santa Elena (VE), pela empresa Bolt Energy (Foto: Arquivo FolhaBV)

Novos testes para importação de energia elétrica da Venezuela para Roraima iniciarão a partir das 7h deste sábado (1º). O período de duração também é de 96 horas, sendo realizado até o próximo dia 5 de fevereiro.

Os testes fazem parte da tentativa de importação de 15 megawatts (MW) da Hidrelétrica de Guri, em Santa Elena (VE), pela empresa Bolt Energy, para suporte no abastecimento energético de Roraima.

O primeiro teste, com aprovação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ocorreu de 13 a 16 de janeiro, com quatro interrupções no fornecimento de energia. Essas interrupções não impactaram a rede elétrica de Roraima, nem a população. No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considerou o teste como inclusivo.

LEIA MAIS: ‘Hoje não temos segurança’, diz engenheira sobre energia vinda da Venezuela

“Ao longo da semana de 13 a 21/01/25 foram realizadas reuniões técnicas entre as equipes do ONS e da Corpoelec (estatal de energia da Venezuela), visando buscar maiores informações a respeito das situações operativas vivenciadas, bem como a adoção de medidas mitigatórias. Contudo, há a necessidade da complementação de informações e análises para a efetiva conclusão da avaliação”, disse o ONS em comunicado.