Cotidiano

Núcleo Contábil faz atendimento gratuito à comunidade

A partir de abril os atendimentos ao público iniciam e, para participar, o contribuinte precisa doar uma lata de leite

A entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano, teve inicio nessa quinta-feira, 7 de março, e seguirá aberto até o dia 30 de abril.

E como sempre nesse período, o Centro Universitário Estácio da Amazônia prepara o seu Núcleo de Prática Contábil e Fiscal para oferecer atendimento gratuito para a comunidade roraimense. Com o retorno das aulas, a coordenação do curso de Ciências Contábeis inicia em março a seleção dos estudantes que vão participar do projeto este semestre.

De acordo com o professor do Centro Universitário, Eduardo Merlin, os estudantes selecionados para atender no Núcleo de Prática Contábil recebem treinamento diretamente da Receita Federal do Brasil. Ao todo, nove alunos voluntários serão selecionados para participar do projeto.

Segundo Merlin, a ação é uma via de mão dupla. Ganha a comunidade de baixa renda com atendimento gratuito e também os acadêmicos com mais uma ferramenta de aprendizagem. “O objetivo é qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática, aplicando aprendizados acadêmicos, sob a orientação dos professores”, ressalta.

A partir de abril os atendimentos ao público iniciam e, para participar, o contribuinte precisa doar uma lata de leite. Todo o material arrecadado será entregue posteriormente aos abrigos de imigrantes existentes em Boa Vista. O Núcleo funciona pela manhã e tarde e os atendimentos são feitos por alunos do curso de Contabilidade.

Além do atendimento de segunda a sexta-feira, o Núcleo vai oferecer um plantão no último sábado que antecede o prazo final para a entrega da declaração. “O plantão este ano será no dia 27 de abril. Não fazemos atendimento no último dia de entrega da declaração por conta do volume de dados de quem deixa para a última hora. Corremos o risco de não conseguir fazer o envio. Portanto, para evitar imprevistos teremos o plantão no sábado”, explicou o professor.

Ele ressalta ainda que o contribuinte é o responsável pelas informações que apresentar aos alunos do Núcleo, que fazem a orientação sobre o correto preenchimento e o envio da declaração para o Fisco.

O professor informou também que ao longo do ano os alunos do Núcleo fazem atendimentos ainda sobre inscrição de CPF, emissões de certidões negativas, consulta sobre situação fiscal, agendamento on line para atendimento diretamente na Receita, e orientações para a regularização de CPF suspenso ou para obtenção de certificado digital, dentre outros.

IRPF

A entrega anual da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é obrigatória a todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis que somados superem a marca de R$28.559,70, ou seja, quem recebeu mensalmente acima de R$1.903,98.