Na manhã desta segunda-feira, 28, foi inaugurado o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) que é destinado para promover a formação, capacitação, habilitação e educação continuada dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O Núcleo de Educação em Urgências já funcionava desde 2015, porém de maneira itinerante devido a ausência de um espaço exclusivo para o desenvolvimento de suas atividades.
A secretária municipal de saúde, Regiane Matos, explica que o SAMU é um serviço de extrema importância para a população e afirma que a estruturação de um espaço para o Núcleo de Educação em Urgências era uma necessidade.
“Para nós é uma conquista importante, pois o NEU vem para fortalecer a educação permanente na área de urgência e emergência para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já tem feito vários treinamentos e capacitação para outras instituições. Também queremos fortalecer a qualidade da educação para os servidores e para os funcionários que executam suas funções no SAMU Boa Vista”, afirmou.
Agora, o local conta com uma estrutura equipada com dois laboratórios de simulação realística, duas salas de aula, auditório para 65 pessoas, sala de reunião, sala de coordenação e almoxarifado.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, exaltou em coletiva de imprensa a importância do atendimento do SAMU e da criação de um espaço para a capacitação dos profissionais poderem estar cada vez mais velozes na prestação do atendimento às vítimas.
“O SAMU é muito além de transporte de vítimas, é um serviço de assistência em saúde que inicia no momento que a Central é acionada à chegada no ponto de atendimento. Com o Núcleo de Educação em Urgências esses profissionais são treinados para reduzir os espaços de tempo entre esse deslocamento e ter maiores chances de salvar a vida daquele paciente”, afirmou.
O prefeito também destacou que o Núcleo de Educação em Urgências será referência no Estado de Roraima, isso porque a sede do NEU também é um espaço destinado a outros profissionais e secretarias que desejam realizar capacitações de urgência e emergência.
Além disso, Arthur também informou que o SAMU continuará a ser estruturado e, consequentemente, poderá oferecer suporte para que os profissionais possam atuar em melhores condições no município e salvar vidas.
CONFIRA OUTRAS FOTOS DA SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO: