Cotidiano

Número de benefícios previdenciários concedidos cresceu em 2020

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto, foram concedidas 362 aposentadorias, de janeiro a dezembro. Um aumento de 174% nas concessões, em relação ao mesmo período do ano passado.

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER) concedeu, de janeiro a dezembro de 2020, 362 aposentadorias, mais do que o dobro das concedidas em 2019, quando foram aposentados 132 segurados. Um aumento de 174%.

Os dados também revelam que houve aumento no número de pensões por morte. No ano passado, o IPER concedeu 69 pensões, 109% a mais, em relação ao ano anterior, quando foram concedidos 33 benefícios.

Para o presidente do Instituto, José Haroldo Campos, esses números são recordes e demonstram que a gestão está capacitada e, mesmo em meio à pandemia, conseguiu ser eficiente e produtiva, superando as metas estabelecidas.

“As pessoas que deram entrada na aposentadoria em 2020 conseguiram se aposentar em tempo recorde, reflexo do ótimo trabalho desenvolvido por toda a equipe”, explicou o presidente.

O IPER adotou o SEI (Sistema Eletrônico de Informação) e o processo de concessão de aposentadorias e pensões é totalmente digital.

Foi criada uma lista de documentos mais enxuta, um fluxograma mais simples, desburocratizando o modelo e dando celeridade aos trâmites.

O servidor público pode fazer o requerimento do benefício de forma on-line. O prazo médio de tramitação do processo de aposentadoria é de 45 dias.

O diretor de previdência do Iper, Marlisson Lobato, afirmou que, conforme as projeções atuariais, a tendência será de crescimento a cada ano.

“Os servidores públicos estaduais vão preenchendo os requisitos para aposentadoria, que são idade ou tempo de contribuição. Todos que tiveram os benefícios liberados já estão na folha de pagamento do Iper” explicou Lobato.