Cotidiano

Número de endividados em Roraima cresce pelo sexto mês seguido

As dívidas dos roraimenses comprometem em torno de 29,5% da renda das famílias

Um novo aumento de endividados foi registrado pelo sexto mês seguido em Roraima, segundo informações da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor do mês de janeiro. O estudo foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado, com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A pesquisa aponta que mais de 57% das famílias roraimenses possuem dívidas com o cartão de crédito. Aparecem em segundo lugar os carnês (38,5%) e em terceiro o crédito consignado (16,5%). O estudo mostra também que 79,4% das famílias roraimenses têm algum tipo de dívida.

As dívidas dos roraimenses comprometem em torno de 29,5% da renda das famílias e devem se estender pelos próximos sete meses. Em números absolutos, 74.655 famílias informaram que estão endividadas. 32.361 informaram que estão inadimplentes e 8.022 famílias disseram que não têm condições de pagar as dívidas adquiridas.

O valor é o maior desde abril de 2018, segundo o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez. “Houve pelo sexto mês seguido um crescimento no número de endividados aqui em Roraima, aumentando 0,4% em relação a dezembro de 2020 e 29,5% em relação a janeiro de 2020”, destaca o assessor econômico.

Leia mais: 

Endividamento de famílias cresce em janeiro e chega a 66,5% – Folha…