Cotidiano

Número de financiamentos cresce no Estado

Na contramão da crise, vendas financiadas de automóveis leves somaram 5,1 mil unidades, aumento de 3,7% em relação a 2014

O financiamento de veículos novos e usados em Roraima somou 924 unidades somente no mês de agosto. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados. No acumulado do ano, as vendas financiadas somaram 5,1 mil unidades, aumento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2014.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do País, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).  

Do total financiado em agosto no Estado, 617 foram automóveis leves, 271 foram motos e 36 foram carros pesados. No acumulado do ano, os financiamentos de veículos, entre autos leves, motos e pesados no Estado atingiram 7,6 mil unidades, queda de 4,4% em relação ao mesmo período de 2014.

O número de emplacamentos de veículos automotivos em Roraima também sofreu ligeiro aumento no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses de 2015, as concessionárias emplacaram 2.598 veículos de 19 marcas nacionais e internacionais, contra 2.490 em 2014, um aumento de 4%.

A Wolkswagen, com 635 veículos emplacados no primeiro semestre; a Fiat, como 469; a GM, com 428; assim como a Toyota, com 269; e a Ford, com 224 são as marcas que lideram o mercado de veículos automotivos em Roraima.

Para o gerente de uma concessionária que representou 24% dos veículos emplacados no Estado este ano, o fato de Roraima ainda estar em desenvolvimento influencia diretamente a não ser afetado pela crise, o que beneficia as vendas. “Estamos na contramão da crise econômica. Por ser um Estado novo e ter muito a se desenvolver, não disputamos mercado com outros lugares” disse Rafael Nascimento.

O investimento na fidelidade com o cliente e a qualidade do serviço oferecido, conforme ele, são os diferenciais para se manter no topo. “A maioria das lojas tem preços parecidos, então temos investido muito na pós-venda. Implantamos uma loja só para revisão de veículos, o que deu comodidade para o cliente”, contou.

Além das boas condições de financiamento, o gerente citou que a avaliação dos veículos usados na hora da troca por um novo tem melhorado. “Enquanto as outras concessionárias pegam os veículos e repassam para outros venderem, nós abrimos uma só de seminovos e começamos a ganhar dinheiro com isso”, frisou.

NÚMEROS – Somente no mês de agosto foram financiados 26.822 veículos novos e usados em agosto, queda de 10,9% na comparação anual. No mês, o melhor desempenho da região foi verificado nos financiamentos de motos novas, que somaram 10.537 unidades comercializadas e superaram os volumes das outras categorias de veículos.

No Brasil, os veículos financiados somaram 433.787 unidades em agosto, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros. Desse total, 190.092 foram de unidades novas e 243.695 foram de usadas. (L.G.C)