No primeiro bimestre do ano passado, 229 indenizações por invalidez permanente foram pagas. No mesmo período de 2018, o número subiu para 322, registrando um aumento de 40%. Pelos dados disponíveis no último Boletim Estatístico da Seguradora Líder, administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), Roraima ocupa a quinta colocação de pagamentos da Região Norte.
Além das indenizações por invalidez permanente, o Estado ainda ocupa a mesma posição por pagamentos referentes a acidentes com morte. Nesta circunstância, foram registradas 17 indenizações pagas este ano, duas a mais que o mesmo período do ano passado. Em relação às indenizações por Despesas de Assistência Médica e Suplementares (Dams), o Estado é o último colocado.
Em toda a Região Norte, foram contabilizadas quase seis mil indenizações pagas por acidentes envolvendo ciclomotores, automóveis, motocicletas, caminhões e pick-ups, ônibus, micro-ônibus e vans. A maioria das indenizações, no entanto, envolveu motocicletas, representando 65% dos veículos. Dentre as cinco regiões do país, o Norte apresentou a maior porcentagem em relação ao veículo.
O boletim apontou ainda que mais de 56 mil indenizações foram pagas em todo o país durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Do total, 76% foram concentradas em motocicletas, apesar de o meio de transporte representar apenas 27% da frota nacional. Entre as indenizações, 32.601 foram por invalidez permanente, 7.191 por Despesas de Assistência Médica e Suplementares e 3.025 por acidentes fatais.
Na Região Norte, o número de indenizações por morte e invalidez envolvendo motocicletas foi equivalente a 13% do resto do país, referente a 4.506 indenizações pagas. Conforme o documento, o período com a maior incidência de acidentes indenizados envolvendo motocicletas pelas duas causas foi o anoitecer, representando 24%, seguido pela tarde, com 21%.
MAIS INFORMAÇÕES – No site www.seguradoralider.com.br estão disponíveis para o cidadão diversas informações sobre o Seguro DPVAT e estatísticas. (A.G.G)