Durante todo o mês de maio, o Governo Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), realizou ações alusivas à campanha internacional do “Maio Amarelo”, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito, com ênfase na redução do número de acidentes. Conforme o presidente do órgão, Luiz Eduardo Castilho, a campanha, que se encerra na terça-feira, 31, vai fechar com saldo satisfatório, pois os últimos levantamentos indicam que o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito apresentou queda de 16%, em relação ao mesmo período do ano passado.
“O número de acidentes de trânsito, neste ano de 2016, diminuíram muito pouco, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, apesar disso, o número de vítimas fatais caiu cerca de 16%, resultado que também já vinha ocorrendo de 2014 para 2015. Então, a gente vai continuar trabalhando para diminuir mais ainda esses índices e chamar a atenção para a consciência do motorista ao dirigir”, afirmou.
Segundo ele, as ações de conscientização da campanha foram desenvolvidas por meio de blitze educativas, que abordaram os motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres que circulam pelas principais ruas da Capital.
“A campanha foi lançada efetivamente no dia 05 de maio. No entanto, a gente já vinha realizando essas ações do Maio Amarelo desde o ano passado. O mais interessante nisso foi que todas elas foram desenvolvidas por meio de parcerias. Fizemos, por exemplo, incursões nos shoppings da cidade, distribuição de panfletos e adesivos de carros nos logradouro públicos, participamos de ações itinerantes nos municípios do interior, por meio da Caravana do Povo, levamos palestras em escolas, encenações teatrais. Ou seja, foram várias ações com objetivo de conscientizar a população sobre essa questão que é fundamental nos dias de hoje”, frisou.
Para o encerramento do Maio Amarelo, está programada a realização de uma blitz educativa, pela parte da manhã, em frente à sede do órgão, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto, zona Norte. O diretor-presidente adiantou ainda que, apesar do término oficial da campanha, as ações orientativas e repressivas continuarão durante o ano todo.
“O encerramento da campanha se dará com realização de blitz educativa e repressiva na Capital e essas ações vão ter continuidade ao longo do ano, porque a gente precisa fortalecer a educação para o trânsito e diminuir esses números tão alarmantes de acidentes de trânsito”, frisou. (M.L)