O mês de outubro deste ano registrou oito mortes em crimes violentos letais intencionais em Roraima. O número é 50% menor que no mesmo período de 2019, quando foram registradas 16 mortes do tipo. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar de Roraima (PMRR).
Os índices também reduziram 27%, quando comparados ao mês de setembro deste ano, que teve 11 mortes violentas registradas.
Conforme os parâmetros estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) são considerados Crimes Violentos Letais Intencionais o homicídio doloso, quando o autor tem a intenção de matar, a lesão corporal seguida de morte e o roubo com resultado morte, também conhecido como latrocínio.
Policiamento ostensivo – Peça fundamental nas atividades de segurança pública, a Polícia Militar tem participação expressiva nos números apresentados. Por meio de operações deflagradas em Roraima, a PM exemplificou ações que inibem, diretamente, a ocorrência de crimes violentos.
O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier, explica que os índices refletem a eficácia das políticas integradas de Segurança Pública.
“Podemos citar as operações desenvolvidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que congrega operadores da Polícia Federal, Militar, Civil e Polícia Penal, além das ações de controle no âmbito do sistema penitenciário, com a integração de policiais penais da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), e das ações de preservação da ordem, por meio do policiamento ostensivo desenvolvido pela PM, pelas Guardas Civis Municipais e pela Força Nacional de Segurança Pública”, frisou o comandante.