Cotidiano

Número de queimadas aumenta no Estado

Embora as imagens de satélites não tenham registrado focos por causa das nuvens, combate a incêndios revelam agravamento da situação

Apesar das informações oficiais divulgarem que o número de queimadas tem diminuído em Roraima, não é o que realmente vem acontecendo no trabalho dos agentes que atuam na linha de frente de combate a incêndios. Segundo informou o secretário da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, foi registrado um aumento de queimadas em todo o Estado nestas duas últimas semanas, apesar de os focos de calor não terem sido detectados pelos satélites.
Segundo Ferreira, o não registro se deve ao tempo nublado que vem acontecendo nos últimos dias no Estado, quando as nuvens impedem os satélites de registrarem as imagens. Os números estatísticos oficiais não foram divulgados pela Defesa Civil, pois ainda estão sendo contabilizados.
“Não aparecerem os focos de calor nos satélites não significa dizer que tenha diminuído o número de queimadas. Nestas últimas duas semanas, houve uma cobertura de nuvens bastante intensa no Estado e isso prejudicou a imagem do satélite. É como se não houvesse queimadas, mas, na prática, os combates a incêndios até aumentou”, frisou.
O comandante destacou especialmente as regiões de Ajarani e de Campos Novos, no Município de Caracaraí, Centro-Sul do Estado, onde houve um intenso combate a queimadas e que não foram detectados pelo satélite. “É uma ferramenta importante mas que está sujeita a esse tipo de interferência de haver queimadas combatidas e que na prática não foi registrado nenhum foco de calor naquela região”, frisou.     
BASES – Atualmente, a Defesa Civil mantém cerca de trinta homens instalados em sete bases avançadas de combate a queimadas localizadas nas regiões de maior incidência de fogo no Estado, sendo uma no Trairão, no Amajari, e outra na sede desse município, ao Norte do Estado; uma na Vila da Penha, em Mucajaí, Centro-Oeste; uma na sede de Caracaraí; outra base na sede do Município de Rorainopolis, Sul do Estado; e outra na sede do Município de Pacaraima, Norte do Estado; além da base que estava no Roxinho, em Mucajaí, e foi transferida para Campos Novos, em Caracaraí. 
Ainda há a base da Capital, que atende a área rural de Boa Vista e do Município do Cantá, Centro-Leste do Estado. Nas unidades do comando da Capital, Pacaraima, Caracaraí e Rorainopolis são, em média, 75 homens em regime diário de plantão 24 horas.
CHUVAS – A Defesa Civil trabalha em conjunto com a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). Segundo o coronel Cleudiomar Ferreira, não há previsão de chuvas para este final de semana. “As chuvas que caíram em Boa Vista e em boa parte das localidades onde estão localizadas as bases já estavam previstas, mas não há previsão de chuvas para este final de semana, apenas chuvas esparsas que são decorrentes do próprio calor naquele local”, frisou.