A situação de pandemia causada pelo coronavírus tomou conta de diversos países no mundo. O impacto disso chegou na vida pessoal e nos negócios das pessoas.
A necessidade de distanciamento social, devido à doença COVID-19, resultou em uma quarentena que tem mantido as pessoas em casa e grande parte dos negócios funcionando apenas de maneira digital ou delivery.
Por outro lado, existem diversos negócios essenciais para a população como hospitais, farmácias, mercados, e clínicas de oftalmologia. O atendimento médico desses profissionais se faz essencial, mas, ao mesmo tempo, sua gestão médica sofrerá impacto.
“Entre as maiores mudanças está o número de atendimentos realizados mensalmente será menor do que costuma ser normalmente. Isso resultará na diminuição dos recebimentos em relação às consultas e procedimentos pagos” explicou Dra. Cristiane Cordeiro
Uma vez que os hospitais correm o risco de lotação para lidar com os diversos casos da COVID-19, apenas procedimentos emergenciais podem ser feitos. O que diminui também o número de procedimentos hospitalares feitos pelo oftalmologista.
Começamos dizendo que consultas oftalmológicas costumam demandar que o profissional esteja bastante próximo do paciente. Tendo em vista a pandemia atual, isso põe em risco a saúde do médico e do paciente também. Afinal, ambos podem estar infectados pela COVID-19 e não exibir nenhum sintoma.
“Analisando a situação em que estamos vivendo, é fato que o seu consultório ou clínica de oftalmologia não permanecerá fazendo tantos atendimentos quanto antes. Isso poderá resultar em problemas financeiros no futuro, mas nada que não possa ser evitado com uma gestão eficiente. Vale lembrar que já existiam protocolos de higiene reforçados antes da pandemia já que a oftalmologia lida diretamente com doenças bacterianas” finalizou.