Uma obra emergencial da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) bloqueou um dos sentidos do trecho da avenida João Alencar, situado entre a rua Deco Fonteles e a avenida Carlos Pereira de Melo, no bairro Aeroporto, na zona Oeste de Boa Vista. A interdição na direção para quem vai para o bairro Jardim Floresta aumentou ainda mais os congestionamentos que já existem na localidade, sobretudo, na rotatória do bairro Caranã.
Em nota, a Caer explicou que a rede de esgotamento sanitário foi danificada por uma obra de construção comercial de grande porte, que não seguiu os critérios necessários para a instalação de colunas de concreto. A companhia espera concluir o reparo nessa sexta-feira (18) por se tratar de uma manutenção de “grande proporção”.
“A construtora perfurou o terreno em sete metros de profundidade, sendo que a rede de esgotamento sanitário está localizada há quatro metros, o que ocasionou cedência da rede e, respectivamente, do solo, obstruindo a via e prejudicando o trânsito na área”, completou.
Trânsito
O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Julyerre Pablo, garantiu que os agentes de trânsito ficarão 24 horas na rotatória do Caranã e adjacências, principalmente nos horários de pico como 8h, 12h, 18h, enquanto durar a obra, para orientar os condutores a desviarem por rotas alternativas.
Com o bloqueio, para acessar a avenida Carlos Pereira de Melo, eles têm que optar por ruas auxiliares como Severino Caetano da Silva e Estácio Melo, para quem trafega em direção ao Centro, e Francisco Cândido e Hélio Magalhães, ligadas com a rua Yeyê Coelho – próxima ao último trecho da via principal dividido em dois sentidos.
Críticas
Pablo criticou a Caer por não ter instalado placas indicativas no local, nem mesmo avisar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) que, segundo ele, foi surpreendida com o bloqueio do trecho.
“Geralmente, quando está tendo algum tipo de intervenção na cidade, uma placa, pode anotar que é a Caer. Da mesma forma que estão fazendo aqui, fizeram na rua José Francisco, abriram um grande bueiro próximo a uma vala, onde caiu uma moto. E não tinha nenhuma sinalização”, disse.
Em nova nota, a Caer informou que a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizângela Rodrigues, comunicou a situação no grupo de WhatsApp “Caer-PMBV Soluções”, que inclui secretários municipais de Boa Vista, e que pediu apoio logístico. Além disso, a companhia divulgou as mensagens.