Cotidiano

Obra que já dura 4 anos é alvo de protesto

Moradores cobram recuperação de asfalto de rua que foi retirado em 2010 e nunca mais foi recuperado pelo governo

Buracos, poeira e falta de asfalto são alvos das reclamações de moradores da rua Almerindo Santos, localizada no bairro Pricumã, zona Oeste. O asfalto que havia no local foi retirado há cerca de quatro anos para a realização de obras de saneamento básico e, desde então, não foi reposto, causando transtornos diários à população.
Conforme o técnico de enfermagem Eder Santos, que reside na rua há oito anos, o problema iniciou em 2010, quando foi aberta uma vala para a construção de uma galeria de drenagem de água. “Primeiro retiraram o asfalto e, em seguida, iniciaram as escavações. Fiquei durante um bom tempo impedido de entrar com o carro dentro da garagem, pois a rua estava intrafegável”, disse.
Santos relatou que, em março deste ano, a obra foi concluída e a vala fechada. Naquele mesmo mês, foi iniciado o recapeamento da via, mas apenas no segmento da Rua Raimundo Penafort até a Rua José Aleixo. O técnico de enfermagem procurou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para saber quando o outro sentido da rua seria contemplado com asfaltado. “Toda vez que eu procuro as autoridades, elas me informam que a rua será asfaltada na ‘próxima semana’. Espero este dia chegar há pelo menos sete meses”, reclamou.
A poeira levantada pelos carros que passam no local causa transtorno aos moradores. Santos afirmou que todos em sua casa estão doentes. “A casa está tomada pela poeira. É difícil até respirar e meus filhos estão doentes. Se deixamos de limpar a casa por um dia, o pó toma conta dos móveis”, frisou.
A proprietária de um mercantil localizado na rua Almerindo Santos relatou que as vendas caíram em 60% desde o início das obras. Ela disse que a dificuldade de acesso ao local afastou os clientes. “Ninguém vai arriscar a passar de carro em uma rua toda esburacada e sem asfalto. Isso não deveria acontecer, pois pagamos nossos impostos em dia. Deveríamos ter direito a pelo menos uma rua decente”, disse.
SEINF – A assessoria de comunicação da Seinf informou que a obra de construção de uma galeria da rede de drenagem das águas pluviais na Rua Almerindo dos Santos já foi concluída. Uma parte dessa via, segundo a empresa Renovo Engenharia, já foi asfaltada, mas existe um trecho onde esse trabalho ainda não foi feito, conforme foi relatado pelos moradores.
“O serviço de reconstrução do pavimento, nessa parte da via, será feito pela Construtora Ardo, que inicia nesta quarta-feira (8) os trabalhos de conclusão do asfaltamento da Rua Mestre Albano. Na sequência, finalizará também a pavimentação da Rua Almerindo dos Santos”, informou a nota enviada à Folha. (I.S)