Cotidiano

Obras de reforma da Orla estão atrasadas

Governo Federal atrasou repasse dos recursos, o que motivou o atraso da obra de reforma da Orla Taumanan

A Orla Taumanan, no Centro Histórico de Boa Vista, é um dos principais pontos de visitação para quem mora no Estado e para turistas, desde que foi inaugurada, em julho de 2004. Há mais de dois meses, a Prefeitura de Boa Vista fechou o espaço turístico para realizar uma obra de revitalização em conjunto com a Caixa e Ministério do Turismo, avaliada em mais de R$ 2 milhões. A primeira etapa tinha prazo de 120 dias para ser concluída.

A administração municipal informou que uma paralisação no repasse dos recursos do Governo Federalmotivou o atraso da reforma, que contempla troca do piso, revitalização dos quiosques, cobertura para os quiosques, construção do posto de vigilância da Guarda Municipal, Academia Aberta e playground.

No canteiro de obras, o vigia comunicou que, por conta das fortes chuvas, a empresa havia dispensado os funcionários ontem à tarde, pois eles não tinham como trabalhar naquelas condições.

Um dos populares comentou que as pessoas precisam ficar atentas às obras e aos prazos de execução dos serviços de revitalização. “Isso tudo é recurso do contribuinte. Se meus impostos são aplicados em reformas de prédios ou locais públicos, eu posso fiscalizar e cobrar. Se me sentir lesado, ainda vou ao Ministério Público fazer denúncia. Vamos esperar para ver em quanto tempo eles terminam”, disse.

VICIADOS – A demora para conclusão das obras causa outro problema. Quem vive no entorno da orla afirma que, à noite, viciados aproveitam a falta de policiamento na parte interna para fazer uso de drogas. “Moro aqui perto e não é fácil ter que conviver com o sentimento de insegurança, porque é um risco ter a obra sem guarda ou qualquer tipo de vigilante. Está às escuras. O único vigia que tem aí não dá conta de cuidar sozinho. Espero que não demore”, frisou uma dona de casa que não quis se identificar.

PREFEITURA – Em nota a Prefeitura de Boa Vista informou que a obra teve início em junho de 2014 e está em fase de acabamento e que o atraso para entrega ocorreu devido à paralisação do repasse dos recursos do Governo Federal. O valor da obra totaliza R$ 2.030.000,00. (J.B)