Duas obras de reforma de praças públicas em Boa Vista estão fora do prazo de conclusão. A mais antiga, a Praça dos Esportes e da Cultura, localizada no bairro Sílvio Botelho, zona Oeste, deveria ter sido concluída em março deste ano, conforme a placa orçamentária. A outra é a Praça dos Bambus, localizada no bairro São Francisco, zona Norte, que deveria estar pronta no dia 07 e teve prazo de conclusão prorrogado. As duas contam com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura Municipal de Boa Vista.
Em outubro de 2012 foi iniciada a construção da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste. O empreendimento custará aos cofres públicos o valor de R$1.787.914,66, recursos provenientes do Ministério da Cultura, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Boa Vista. Conforme a placa fixada em frente à construção, os trabalhos iniciaram no dia 03 de outubro de 2012. O prazo estabelecido para a conclusão foi de 540 dias, que representa pouco mais de um ano e cinco meses. A obra deveria ter sido concluída em março deste ano e já completa sete meses de atraso.
Um morador que preferiu não se identificar afirmou que o local serve de abrigo para usuários de drogas. “Durante a noite, é possível ver a nuvem de fumaça pairando sob a construção. Já vi até pessoas serem assaltadas. Essa obra não termina nunca e vai continuar parada, pois a única pessoa que trabalha aí é o vigia. A obra está parada há um bom tempo”, disse.
Em junho deste ano, a Praça dos Bambus, no bairro São Francisco, foi fechada para obra de revitalização. O prazo estabelecido para a conclusão da obra era 07 de outubro, mas foi publicado no Diário Oficial do Município, no mesmo dia, um extrato determinando uma prorrogação de 53 dias. A obra custará aos cofres públicos R$ 1.056.159,69, recursos provenientes do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Boa Vista.
Um funcionário público que preferiu não se identificar relatou que a obra realizada na praça atrapalha os moradores. “Meus filhos costumavam brincar nesta praça junto com as crianças das redondezas. Estávamos ansiosos pela conclusão, mas teremos que esperar um bom tempo, pois as obras públicas nunca são finalizadas no prazo estipulado”, reclamou.
Outras três praças estão sendo revitalizadas. São elas: Praça da Bandeira e Orla Taumanã, localizadas no Centro, e a Praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste, todas ainda dentro do prazo estipulado.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação para esclarecimentos em relação às obras em atraso, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. (I.S)
Cotidiano
Obras de reforma de praça estão atrasadas
Prazos para a entrega das obras já venceram e a Prefeitura já publicou aditivos de algumas delas