Cotidiano

Obras do miniterminal de ônibus serão finalizadas em julho de 2016

Reforma do miniterminal faz parte do plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista, que melhorará a circulação na cidade

Quem passa pela avenida Capitão Ene Garcez já percebeu que o miniterminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, no Centro Cívico, está passando por reforma. A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista divulgado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que prevê cerca de R$ 68 milhões para melhorar a circulação de pessoas e automóveis na cidade.

Com a interdição do local, o miniterminal funcionará temporariamente na rua Doutor Araújo Filho, que fica atrás do terminal. “Este local foi escolhido por apresentar as melhores condições para deslocamento dos usuários e circulação do transporte público, e também por ser perto de onde os passageiros pegavam ônibus, na intenção de mudar o mínimo possível a rotina dos usuários. Estão sendo instaladas tendas, iluminação, bancos e demais estruturas no lugar para melhor acomodação da população até que a obra do miniterminal seja concluída”, informou a PMBV.  

A obra, que tem previsão de oito meses, deve ser entregue em julho do próximo ano. De acordo com a prefeitura, estão previstos investimentos em acessibilidade, a construção de um bicicletário, banheiros comuns e com acessibilidade, borracharia, posto da Guarda Civil Municipal, ponto de táxi e plataforma de embarque climatizada. Além da ampliação da quantidade de quiosques de alimentação existentes no local, que passará de 12 para 18.  

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Raimundo Maia, afirmou que as mudanças temporárias são necessárias. “Toda obra, seja em casa, no local de trabalho ou na cidade, causa certo transtorno. Porém, toda essa mudança vai valer a pena, porque vai transformar a cidade garantindo conforto, segurança e acesso a todos os espaços públicos. E o miniterminal é muito importante, muitas pessoas passam por lá. Pedimos a compreensão da população e reafirmamos que essas obras vão melhorar a vida de todos”, disse.

A Prefeitura de Boa Vista esclareceu ainda que a reforma do miniterminal tem como principal objetivo deixar o local mais agradável e seguro para os passageiros que dependem do transporte público na Capital. “O local é um dos pontos que será melhorado com o maior projeto de mobilidade urbana que Boa Vista já teve.

Além disso, a reforma vai deixar o local mais agradável e seguro para os muitos passageiros que pegam ônibus todos os dias”, ressaltou a PMBV, em nota.

A usuária do terminal Sttefanny Saraiva dos Santos, de 23 anos, afirmou que a mudança não modificou a sua rotina, mas que espera que a reforma traga mais segurança para os usuários. “Antigamente, a gente ficava aqui esperando o último ônibus e não tinha segurança nenhuma. Os bêbados sentavam do nosso lado, mexiam com a gente, e só rezávamos para nada dar errado. Espero que agora fique mais seguro”, pediu.  

Para ela, a reforma precisa contemplar toda a estrutura. “A gente espera que eles não só pintem as paredes e digam que o lugar está novo. Queremos segurança e também que possamos ficar num lugar protegido da chuva e do calor”, ressaltou.   

O auxiliar de mercadoria Átila Cordeiro dos Santos vai todos os dias da Zona Leste, onde mora, para a Zona Norte, onde trabalha. Ele afirmou que a reforma deixou os frequentadores do local esperançosos. “Só quem frequenta é quem sabe. Não tinha policiamento, não tinha organização, não tinha banheiro, não tinha nada. As pessoas ficavam jogadas aqui. Acredito que, com tudo isso que eles estão prometendo, irá melhorar muito a nossa estadia, afinal, seja na passagem ou nós nossos impostos, nós pagamos pelo serviço”, frisou Santos. (J.L)