Estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino de Roraima participarão da etapa regional da 6° edição da OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa). A etapa ocorrerá de 23 de outubro a 19 de novembro, em São Paulo (SP), quando professores e alunos semifinalistas viajam juntos e participam de atividades culturais e formativas. As premiações da etapa nacional serão no dia 10 de dezembro.
As escolas vencedoras de Boa Vista são: Escola Estadual Mario David Andreazza (categoria Artigo de Opinião) e o Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar (categoria Memórias Literárias); de Rorainópolis, a Escola Estadual Padre Eugênio Possamai se classificou na categoria Crônica e, de Caracaraí, a Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra concorre na categoria Documentário.
“Estamos muito felizes e orgulhosos da participação das nossas escolas e estudantes na etapa regional da Olimpíada. Sem o esforço, dedicação e empenho de todos, essa conquista não seria possível”, explicou a coordenadora estadual da OLP, Elenice Prado.
Maria Luzia de Melo, gestora da Escola Estadual Mario David Andrezza, destacou a importância dos alunos participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa e de Matemática. “A escola sempre participa das Olimpíadas, desenvolve projetos, entre outras atividades que contribuam para o ensino-aprendizagem dos alunos”, comentou Maria Luzia.
Os alunos vencedores são: Waléria Teixeira (Escola Mario David Andrezza), Larissa Barreto (Escola Padre Eugênio Possamai); Vinícius Gabriel Andrade, Werverton Rosa, Andrae Nogueira (todos da Escola José Vieira de Sales Guerra), e Felipe Lorran (Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar). Os professores orientadores são Deives de Oliveira, Erlene de Aguiar, Clébia Maria Farias e Suzana Rodrigues.
A Comissão Julgadora Estadual concluiu os trabalhos de seleção dos textos no dia 02 de outubro. Participaram da Comissão docente formada na UERR (Universidade Estadual de Roraima), avaliadores e a Rede de Ancoragem, que é formada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA – É uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Participam da Olimpíada alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. As categorias são dividas em cinco gêneros conforme a série dos alunos, ou seja, cada série tem a sua respectiva categoria de competição. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.