Com o slogan “Compartilhamos amor, muitos sorrisos e palhaçadas”, o Instituto Pirilampos recebeu mais um reconhecimento: o título de utilidade pública, concedido nesta quarta-feira (18) pelos deputados estaduais.
As atividades desenvolvidas pelos voluntários contam com o apoio de instituições renomadas, como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a ONU (Organização das Nações Unidas),e agora contam com a possibilidade de receberem investimentos do poder público.
A Associação Grupo de Visitas e Ações Voluntárias de Roraima – Instituto Pirilampos foi declarada de utilidade pública a partir de um projeto apresentado pelo deputado Renato Silva (sem partido).
Fundada em 2007, a instituição desenvolve trabalho voluntário em Boa Vista e no interior do Estado. Entre as atividades, estão a visita de palhaços a hospitais da rede pública, auxílio aos imigrantes venezuelanos e amparo aos adolescentes em ressocialização no Centro Socioeducativo (CSE).
Atualmente, o instituto conta com cem voluntários devidamente capacitados. De acordo com Renato Silva, a associação desenvolve um importante papel na sociedade roraimense. “Esta instituição é reconhecida nacionalmente. Há 14 anos, a ONG leva trabalho e oportunidades para crianças e jovens no nosso Estado”, afirmou.
Segundo Márcio Ribeiro, fundador do Grupo Pirilampos, a ONG também dá suportes burocrático e de logística a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Trabalhamos com as crianças e adolescentes dos abrigos de Roraima. O nosso auxílio é justamente para evitar que estes jovens sejam recrutados pelo mundo do crime”, destacou.
Quem tiver interesse em contribuir com a causa pode se inscrever pelo @pirilamposrr ou visitar a sede da instituição localizada na rua Xiriana, 91, no bairro Aparecida. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.