Os ônibus do transporte coletivo urbano agora possuem rastreamento via GPS (do inglês “Global System Position” ou Sistema de Posicionamento Global). Uma central monitora todas as rotas dos veículos, inclusive a velocidade e o tempo de espera durante as subidas e descidas de passageiros.
De acordo com o coordenador de estatística da empresa, Ronspaulo da Silva, foi encomendado um sistema para o gerenciamento das informações, que são transmitidas via relatórios. Qualquer alteração na velocidade, pausas longas ou mudanças de rotas são geradas e transmitidas à central.
“Nós acompanhamos minuciosamente cada um dos veículos de acordo com suas rotas e horários. Para cada rota há uma espécie de cerca eletrônica, da qual o motorista não pode desviar de forma alguma. Em caso negativo, o sistema acusa a mudança de rota, o que posteriormente pode ser utilizado para notificar quem assim procede”, explicou.
Ronspaulo da Silva disse que, antes da implantação total dos aparelhos de GPS, a empresa recebia diversas reclamações da população, indicando que alguns motoristas não paravam nos pontos de ônibus ou excediam na velocidade. Agora, com este controle, o número de queixas tem diminuído bastante.
“Esta é uma ferramenta importante para respaldar tanto a queixa da população quanto o próprio motorista, caso estejam dentro da legalidade. Antes, era a palavra de um contra o outro. Agora podemos apurar com riqueza de detalhes essas denúncias e tomar as devidas providências”, disse.
FROTA – Boa Vista possui uma frota de ônibus 100% acessível. Nos dois últimos anos, a prefeitura adquiriu 12 ônibus novos e 10 seminovos, 12 veículos possuem ar condicionado e o tempo médio de uso dos ônibus que circulam no município foi reduzido de 10 para cinco anos e meio. Por dia, cerca de 30 mil passageiros utilizam os ônibus do transporte coletivo. São 17 linhas que atendem aos 56 bairros da capital.
As rotas e horários dos ônibus podem ser conferidas no site www.boavistacard.com.br. Usuários que se sentirem lesados ou que desejam fazer qualquer tipo de reclamação, os canais de contato são o telefone 0800-095-9595 ou o 156, da Prefeitura de Boa Vista.