Cotidiano

Onze escolas de Roraima receberão incentivos financeiros do MS

Mais de cinco mil municípios foram habilitados no Programa Saúde na Escola (PSE) e devem receber o repasse no valor global de R$ 58,6 milhões

O Ministério da Saúde divulgou a lista dos municípios habilitados a receberem os incentivos financeiros de custeio dos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável. O período de financiamento é até dezembro de 2022.

As escolas de Roraima são: Escola Municipal Pedro de Souza Santos – São João da Baliza; Escola Municipal Dr. Arnaldo Brandao, Escola Municipal Professora Lecy Ribeiro Alves e Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, no Cantá; Escola Municipal Indígena Cícero Canuto De Lima e Escola Estadual Indígena São Sebastiao do Caila, no Uiramutã; Escola Municipal Indígena Joaquim Thomé, Escola Municipal Indígena Dr. Eduardo Ribeiro e Escola Estadual Indígena Tuxaua Otavio Manduca, no Bonfim; Escola Estadual Indígena Índio Gustavo Alfredo, Normandia, e Escola Estadual Clovis Nova da Costa, em Caroebe.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gestores devem ficar atentos, porque as ações serão monitoradas ao final de cada ano do ciclo. 

5.422 municípios foram habilitados no Programa Saúde na Escola (PSE) e devem receber o repasse no valor global de R$ 58,6 milhões. Entre os objetivos do programa está o de fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação, articulando ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública. 

Já para o Programa Crescer Saudável, 4.604 municípios foram habilitados. As ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição dos alunos, voltados à promoção e proteção da saúde. 

O cálculo do incentivo financeiro do segundo ano do ciclo levará em conta a realização e desempenho das ações pactuadas na adesão. Mais informações sobre o financiamento estão disponíveis na plataforma Êxitos, da CNM. 

A lista completa das escolas está disponível no site no Ministério da Saúde.

Confira a apresentação escolas validadas no eixo apoio técnico e financeiro do Programa Brasil na Escola.

Fonte: Redação FolhaBV, Brasil 61 e Agência Brasil