Neste domingo (15), o programa Agenda da Semana recebeu o Coronel Anderson Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), para abordar as medidas tomadas em Roraima diante do período de estiagem e a consequente ameaça de queimadas.
O Coronel Anderson destacou o fenômeno El Niño como responsável por alterações climáticas que têm sido observadas em diversos estados. Ele mencionou que “no Amazonas e no Acre estão tendo muitos problemas com estiagem”. Em Roraima, a resposta tem sido imediata. “Estamos fazendo um trabalho há algum tempo, no sentido de reestruturar o corpo de bombeiros da defesa civil, nessa época da estiagem. Temos um plano de contingência e estamos dando o start na operação Verão Seguro, oficialmente, nesta semana”, afirmou.
Essa operação tem sua primeira etapa focada na prevenção. Anderson pontuou a relevância de dialogar com os agricultores, para conscientizá-los sobre práticas mais seguras durante este período crítico. “Nesse primeiro momento trabalharemos de forma preventiva, com cerca de 340 homens e mulheres, que podem ser acionados a qualquer momento”, informou.
O comandante também ressaltou o apoio recebido do Governo Federal, que tem viabilizado a mobilização de mais brigadistas e recursos, incluindo a aquisição de novos equipamentos e veículos, além do pagamento de diárias para os bombeiros.
Outro ponto abordado foi a importância de obedecer ao cronograma de queimadas controladas. “É um trabalho longo de educação ambiental. Nós somos parceiros dos agricultores. Existe um calendário em que é autorizada a queimada controlada e o que nós orientamos é que essa queimada seja feita de forma coerente, para que não fuja do controle”, explanou.
Carvalho trouxe à discussão a questão dos terrenos baldios urbanizados, os quais representam risco de incêndios, especialmente com a vegetação alta. “Só em outubro, já atendemos quase 100 focos de incêndio nesses terrenos”, destacou. Ele também mencionou a parceria com a prefeitura na notificação dos proprietários desses terrenos, reforçando a necessidade de mantê-los limpos para prevenir que as chamas atinjam as residências vizinhas.
Confira a entrevista completa no Agenda da Semana