Cotidiano

Operação Semana Santa começa na 5ª-feira

Órgãos de trânsito irão se mobilizar para garantir a segurança nas estradas e em Boa Vista, onde haverá campanha de conscientização

Com o feriado prolongado de Semana Santa, que começa nesta quinta-feira para vários órgãos públicos, as polícias e órgãos de trânsito já começaram a definir as estratégias que serão utilizadas durante o período. Na quinta-feira, 02, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começará a Operação Semana Santa contando com todo efetivo distribuído em todas as rodovias do Estado.
Conforme a agente da PRF Isabela Vianna, a operação seguirá até domingo, principalmente nas BRs 174, 401 e 432. “Essas equipes estarão com alguns focos de fiscalização, como alcoolemia, excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, a obrigação da cadeirinha no caso das crianças e excesso de passageiro. Serão combatidos todos os tipos de infração”, afirmou.
Outra preocupação será com o grande índice de condutores com documentação irregular. “A gente recomenda sempre que, quando o motorista for pegar a estrada para aproveitar o feriado, ele tenha toda a documentação do veículo em dia. Ou seja, tem que estar com a Carteira Nacional de Habilitação válida, de acordo com a categoria do veículo que estiver conduzindo e o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo por um ano. São documentos de porte obrigatório que precisam estar com o motorista. Além disso, tem que estar com a revisão geral em dia para garantir uma viagem tranquila”, frisou.
Isabela orienta o condutor, caso ele tenha algum problema na estrada – já que mesmo tomando todas as precauções, os imprevistos acontecem -, a entrar em contato com a PRF no telefone 191. “É um serviço operante 24 horas por dia, em que a PRF sempre estará pronta a ajudar”.
CAPITAL – A quinta-feira também será de ações educativas para pedestres e motoristas na Capital. O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Juscelino Pereira, disse que será realizada, em frente à Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), uma ação conjunta com o projeto Paz no Trânsito a partir das 9h.
“Esse projeto é desenvolvido pelo fiscal voluntário Cícero Costa, que costumeiramente realiza ações com essa temática. A intenção é promover, junto à sociedade, uma cultura de tranquilidade no trânsito durante o período de Páscoa”, destacou ao ressaltar que equipes farão fiscalizações nas ruas e avenidas de grande fluxo. O objetivo é reprimir motoristas que abusam da velocidade e da ingestão de bebida alcoólica.
“Na Capital, nós realizaremos blitze móveis e fixas, especialmente nas principais vias de acesso e nos locais de maior fluxo de movimentação. De antemão, nós seremos muito duros com relação à alcoolemia. Todos os nossos veículos estarão equipados com etilômetro. Ou seja, não toleraremos essa questão da embriaguez ao volante. Além disso, pedimos aos condutores que tenham mais prudência, calma e mais respeito com a sua vida e com a do próximo. Às vezes, dois segundos de paciência podem evitar uma tragédia”.
PM – A Polícia Militar também fará reforço em seu efetivo durante o feriado. A atenção maior será para o Município de Mucajaí, Centro-Sul do Estado, onde será realizada a 33ª Encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa.
A PM destacará para aquele município mais de 30 policiais militares, incluindo alunos do Curso de Formação de Sargentos e do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. A operação contará, ainda, com o apoio do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), Ciptur (Companhia Independente de Policiamento no Trânsito Urbano e Rural) e Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).
Na Capital, a PM fará presença na 6ª Encenação da Paixão de Cristo na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, zona Oeste. A ação contará com o reforço de agentes do Detran dando suporte de todas as atividades de monitoramento de visitantes da atração.
SMTRAN – A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) também reforçará suas ações durante o feriado santo. Segundo a Prefeitura de Boa Vista, o órgão vem realizando, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, blitze repressivas visando diminuir os acidentes de trânsito no período de feriado prolongado.
A Guarda estará com o efetivo de 15 agentes para reforçar a segurança na praças das Águas, no complexo Ayton Senna, no Centro, e na praça Germano Sampaio, além de rondas de rotina por toda a Capital.