Cotidiano

Operação Tiradentes deixa de ser realizada pela PRF este ano

Este ano a Operação Tiradentes, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), não vai acontecer em Roraima, tendo em vista que o efetivo da instituição está envolvido em outras atividades, as quais não foram informadas. Mesmo assim, por conta do feriado prolongado, o policiamento será reforçado nas principais rodovias do Estado com a finalidade de dar segurança e apoio aos condutores, que devem ter atenção redobrada durante o período chuvoso.

“O aumento do fluxo de veículos é natural nos períodos de feriados prolongados. Estaremos atuando em pontos estratégicos, ou seja, nos locais onde ocorrem mais acidentes e têm o maior índice de criminalidade”, informou a PRF.

Segundo a instituição, o efetivo contará com equipes de motopoliciamento, que darão suporte ao serviço extraordinário. “A utilização da motocicleta nas ações da PRF é uma novidade em Roraima, o que torna as fiscalizações mais práticas. Com isso, poderemos minimizar os danos aos condutores e dar mais segurança à população”, frisou.

O PRF informou que os condutores precisam redobrar a atenção e tomar algumas providências para evitar acidentes. “Em primeiro lugar, é preciso certificar a documentação do veículo. Assim como o estado de manutenção, para saber se os pneus e demais equipamentos como o sistema de iluminação estão em boas condições”, frisou.

Os motoristas devem se programar antes de pegar a estrada. “É importante fazer a viajem de forma planejada e cuidadosa. Dessa forma, chegar ao destino com vida para aproveitar o feriado”, complementou a PRF, que também chamou a atenção para os cuidados que os condutores devem ter diante do período chuvoso. “É necessário manter uma distância maior do veículo que está à frente, pois caso precise usar a frenagem, poderá executá-la com segurança”.

Outras recomendações na condução sob chuva são: manter o farol baixo ligado, para que o transporte seja visto de longe; ligar o pisca alerta somente se houver uma paralisação no fluxo de veículos; não estacionar no acostamento; respeitar os limites de velocidade e a sinalização viária; e se beber, não dirigir.
O condutor que precisar de qualquer informação ou ajuda deve entrar em contato com a PRF pelo número telefônico 191. (B.B)