Nesta terça-feira, 24, foi promovida uma reunião entre o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e representantes de órgãos e instituições que atuam na segurança pública, do município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.
O encontro, realizado no fórum do município, constatou que há a necessidade de aumento do efetivo policial, portanto haverá ampliação do patrulhamento da cidade e da fronteira pelas forças de segurança.
Também foram traçadas estratégias para atuações conjuntas e ordenadas, além de estabelecimento de meios para facilitar a troca de informações entre os órgãos de segurança.
Felipe Hellu, Promotor de Justiça de Pacaraima e coordenador do encontro, explicou que o município enfrenta sérios problemas desde que o fluxo migratório se tornou intenso.
“Pacaraima passou a enfrentar sérios problemas de segurança pública, especialmente com a reiterada prática de crimes patrimoniais. Ainda considerando a proximidade da fronteira com o país vizinho, existe o fator da facilitação da fuga de infratores. Ocorre que, nas últimas semanas, observou-se uma acentuada onda de furtos e roubos, causando temor na sociedade, razão pela qual promovemos este diálogo com outros órgãos a fim de determinar novas ações concretas para buscar a prevenção e repressão da ação de criminosos”, declarou.
Entre os participantes da reunião estão representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Operação Acolhida.