Cotidiano

Órgãos públicos decretaram ponto facultativo para a próxima segunda-feira

Devido ao feriado de Tiradentes, na próxima terça-feira, 21 de abril, órgãos e instituições púbicas decretaram ponto facultativo para a próxima segunda-feira. A Prefeitura Municipal de Boa Vista, Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Ministério Público de Roraima (MPRR), Assembleia Legislativa (ALE), Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) já confirmaram a suspensão do expediente.
A Prefeitura de Boa Vista informou que os serviços essenciais serão mantidos, como a coleta de lixo, Guarda Civil Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio e a Central de Atendimento 156 terão expediente normal.
O Município informou que, na segunda-feira, 80% da frota de ônibus vai circular sem alteração no horário, das 6h à meia-noite. O táxi-lotação funcionará das 6h às 20h. Na terça-feira, a frota de ônibus será de 70% e o táxi-lotação circulará somente das 8h às 12h.
O Governo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não divulgaram oficialmente se decretarão ponto facultativo ou não. Já a Receita Federal, Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) decidiram não conceder ponto facultativo.
As agências bancárias e o comércio também funcionarão normalmente na Capital.
DATA – Este feriado nacional é uma homenagem a José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nascido em Minas Gerais, no ano de 1746. Condenado pela Coroa portuguesa, ele foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792 por causa da sua participação no movimento da Inconfidência Mineira, que lutava contra os abusos da monarquia de Portugal e pela Independência do Brasil.
Segundo o sociólogo Paulo Racoscki, Tiradentes é um mito e um dos poucos heróis nacionais que infelizmente não tem o devido reconhecimento da sociedade. Segundo ele, geralmente o brasileiro tem como herói pessoas que têm muito destaque na mídia, como artistas e políticos.
O sociólogo considera Tiradentes um revolucionário importante para a história do País, pois ele lutou por causas que ainda hoje são atuais. “Quando éramos colônia de Portugal, os trabalhadores eram explorados e sofríamos com a cobrança abusiva de impostos. Não havia o retorno em serviços. Se analisarmos o contexto atual, perceberemos que as coisas não estão muito diferentes, o salário mínimo é baixíssimo e cerca de 49% da nossa renda mensal está comprometida com impostos”, frizou Racoscki. (J.M.)