Cotidiano

Orla se torna um perigo para visitantes

Plataforma da Orla de Caracaraí apresenta enormes buracos e as telas de proteção improvisadas com arame farpado

A Orla de Caracaraí, município a 155 quilômetros da Capital pela BR-174, região Centro-Sul do Estado, principal cartão postal da cidade, está abandonada e sem manutenção, o que tem sido motivo de denúncias por parte da população. A plataforma está com enormes buracos no piso, provocados pela ferrugem, e com as telas de proteção improvisadas com arame farpado para evitar acidentes.

Inaugurada em março de 2009, o local já foi um dos pontos mais frequentados pelos moradores e visitantes, com barracas de alimentação, parquinho para crianças, campo de futebol society, vendedores ambulantes e um restaurante, que está interditado porque corre o risco de desmoronar.

No Portal da Transparência, consta que a obra é fruto de convênios firmados entre a Prefeitura de Caracaraí e o Governo Federal e custou mais de R$ 7,2 milhões em duas etapas, entre 2007 e 2013. Por telefone, o vereador Júlio Cesar Reis Silva, o Julinho (Pros), confirma a situação de abandono do local. Por serem servidores públicos, dois deles pediram para não ter seus nomes citados.

“É uma tristeza ver a Orla daquele jeito, sem iluminação e com buracos na passarela que vai para o rio e nas grades de proteção. Já vi até uma criança ficar com o pé preso num buraco e se ferir. Além de sabermos que existem pessoas que usam o local para consumir drogas. Se não vão fazer melhorias, então que interdite. É melhor”, frisou.

O vereador disse que a falta de manutenção do local fez uma criança perder a vida ao pular da parte alta da plataforma. Ele confirmou que, no local, há usuários de drogas e que a Orla também é usada como ponto de prostituição. Julinho afirmou que já houve debate na Câmara sobre o assunto e um pedido foi enviado ao prefeito Ernildo Júnior (PSC), para que o local fosse reformado ou interditado até que a Prefeitura resolva fazer a manutenção.

“Mas nada foi feito e esse pedido foi há mais de um ano. A Orla continua levando perigo para as crianças que vão lá tomar banho e pulam de cima da plataforma. Teve uma delas que se machucou e veio a falecer. Mesmo com essa morte, a Prefeitura não tomou nenhuma providência”, frisou. Ele confirmou que a iluminação é precária e que isso tem contribuído para o cenário de abandono, fazendo com que as famílias deixassem de visitar o local e prejudicado os ambulantes, que lamentam o prejuízo.

“Poucas pessoas frequentam o local devido à escuridão e à falta de manutenção. No começo deste ano, a Folha veio aqui e o secretário de Administração, que hoje está na Educação, disse que em um mês o local estaria reformado. Já estamos no final de março e nada foi feito”, frisou.

PREFEITO – Por telefone, o prefeito Ernildo Júnior disse que estava sem tempo para falar por estar procurando candidatos para seu partido e que ligasse depois. À tarde, foram feitas outras tentativas e a resposta era de que ele continuava tratando de filiações.

BOMBEIROS – A Folha entrou em contato com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Roraima para saber se recebeu algum pedido para fazer vistorias na Orla de Caracaraí. A informação é de que não houve nenhum pedido neste sentido encaminhado pela Prefeitura de Caracaraí. (R.R)