Cotidiano

Pacaraima: IV Fronteira Cultural será realizado dias 2 e 3 de janeiro

A grande atração desta edição será o cantor paraense Wanderley Andrade. No âmbito internacional, o festival trará a Steel Band, da Guiana, e A-1 Calipso, da Venezuela

A quarta edição do Fronteira Cultural, promovido pelo Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), no município de Pacaraima, já tem data marcada. Será nos dias 2 e 3 de janeiro, com várias atrações locais, nacionais e internacionais. A abertura oficial será às 18h, de sexta-feira, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Paracaima. A entrada é franca.
A grande atração desta edição será o cantor paraense Wanderley Andrade. O artista, performático e defensor do brega, canta Beatles, Roy Orbirson e Little Richard em versões que parecem que saíram direto de uma jukebox amazônica. Ele fará o show de encerramento de evento, na noite de sábado.
O Fronteira Cultural também terá outras atrações nacionais, com a banda carioca Botika e o cantor Lucas Soledade, de Brasília. No âmbito internacional, o festival trará a Steel Band, da Guiana, e A-1 Calipso, da Venezuela.
Completam o cast de apresentações musicais o cantor Halisson Crystian, Leka Denz & Regiojazz, banda Ice Quero, de Pacaraima, e as bandas Geração Roots, Elos e Raul Cover do Norte & banda Metamorphosis, de Boa Vista.
O evento contará com apresentações de dança com o grupo Capoeira Angola dos Palmares e a Companhia Cisne Negro. Os grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará, de Caracaraí, também estão na programação do Fronteira Cultural.
“Promovemos um espaço de integração importante para os artistas dos três países e também para o público, que pode conhecer um pouco do que cada país tem culturalmente. O Sesc, como fomentador da cultura e inserido em uma área de tríplice fronteira,  realiza o intercâmbio promovendo uma interação maior entre os povos”, destacou o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, idealizador do projeto.
A integração das três nações
A Mostra Sesc Fronteira Cultural consiste na integração artística de grupos do Brasil, Guiana e Venezuela no município de Pacaraima. O evento se mostra como um espaço de intercâmbio e integração da tríplice fronteira, onde as culturas transitam e se fundam constantemente, em um mosaico artístico.
A relevância da realização de um evento que contempla a pluralidade dos povos fortalece a identidade múltipla fronteiriça, frente ao cenário cultural latino americano.
Ao longo de três edições, a Mostra Sesc Fronteira Cultural atendeu cerca de 15.000 pessoas, entre o público residente de Pacaraima e turistas oriundos da Venezuela, em especial da região da Gran Savana, além do público guianense.
Confira a programação completa do evento
Dia 2 de janeiro de 2015
18h – Orquestra Sinfônica Municipal (Pacaraima)
18h30 – Companhia de Dança Cisne Negro
19h – Halisson Crystian
20h – Banda Ice Quero (Pacaraima)
20h30 – Lucas Soledade & Banda (Brasília)
21h30 – Banda Geração Roots
22h30 – Steel Band (Guiana)
23h30 – Banda Elos
Dia 3 de Janeiro de 2015
18h – Agremiação Cobra Mariana (Caracaraí)
18h30 – Capoeira Angola dos Palmares
19h – Agremiação Gavião Caracará (Caracaraí)
19h30 – Steel Band (Guiana)
20h – O Raul Cover do Norte & Banda Metamorphosis
21h – Grupo Subúrbio
22h – A1 Calypso (Venezuela)
23h – Botika (Rio de Janeiro)
00h – Leka Denz & Regiojazz
01h – Wanderley Andrade (Pará)
Fonte: Sesc Roraima