Cotidiano

Pacaraima vai sediar 1º Simpósio dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Tutelar de Pacaraima realiza, nos dias 27 e 28 deste mês, o 1º Simpósio de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá na sede daquele município, na fronteira com a Venezuela, Norte do Estado. Um dos objetivos do evento é tratar sobre o trabalho infantil nas comunidades indígenas e como os profissionais devem atuar nessas regiões. O local do evento será definido na próxima semana.

Conforme a comissão organizadora, vão participar dois palestrantes com ampla experiência no ramo: o ex-conselheiro tutelar do Estado do Acre, Jota Conceição, e o professor do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jonildo Viana.

O membro da organização e conselheiro tutelar de Pacaraima, João Paulo, disse que é um acontecimento importante para a rede de proteção de assistentes sociais do Estado. “Os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social [Cras], assim como os do Centro Especializado de Assistência Social [Creas], estudantes e professores devem aproveitar essa oportunidade para adquirir ainda mais conhecimento sobre os assuntos que serão tratados”.

Segundo ele, o foco do evento é discutir o trabalho infantil nas áreas indígenas. “Esse é um tema muito delicado, pois os indígenas têm uma cultura diferente. Então nós temos que estar preparados para trabalhar nesses locais, visando sempre garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou.

Para João Paulo, muitos profissionais da categoria precisam de orientação para atuar nessas comunidades. “Alguns conselheiros tutelares não sabem como agir com os indígenas, e às vezes não conseguem ter um relacionamento adequado. Então, por meio da troca de experiências, os palestrantes irão nortear os profissionais”, comentou.

O conselheiro fez um convite à sociedade: “Gostaríamos de convidar a população em geral, acadêmicos, professores e conselheiros tutelares de todos os municípios do Estado para participarem do evento. As pessoas têm que aproveitar essa oportunidade, tendo em vista que é um evento muito importante para a classe”.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 23 de setembro, enviando um e-mail para: [email protected]. Os envolvidos receberão certificado de participação de 16 horas. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas, sendo 100 no total. Mais informações: (95) 99124-0857. (B.B)