Cotidiano

Paciente com covid-19 pode deixar UTI nesta terça-feira (21)

Auxiliar do setor de radiologia do HGR está internado desde o dia 1º deste mês e passa por momento crucial do tratamento

Internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR) desde o começo deste mês, por conta do diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19), um auxiliar do setor de radiologia, de 48 anos, pode deixar a UTI nesta terça-feira (21).

A filha do homem acredita que a infecção do servidor teria ocorrido dentro do HGR, já que ele supostamente teria realizado exames de algumas pessoas que testaram positivo para a covid-19.

Ela também informou a nossa equipe que nessa sexta-feira (17), ele foi desentubado e já respira sem a ajuda de aparelhos. Por conta disso, foi designado um período de 48 horas para ver como o paciente reagirá ao tratamento sem a respiração mecânica.

“Ele está respirando bem, falando bem e agora é esperar essas 48 horas para saber se ele vai poder deixar a UTI e ir para o quarto. Está ocorrendo todo um processo de recuperação e cuidados para ver como o quadro dele reagirá, porque ele estava em estado muito grave e essa melhora vem ocorrendo há uma semana”, relatou a filha do paciente.

De acordo com ela, antes do quadro de melhora, a situação do pai era crítica. “O meu pai ficava completamente sedado, não tinha reação, não conseguia respirar sozinho e usava de aparelhos para poder viver”, acrescentou.

FALSO ÓBITO – Uma semana após a internação, o auxiliar da radiologia do HGR foi vítima de uma fake news que circulou em grupos de aplicativo de mensagem, que apontava que o paciente tinha vindo a óbito.

Essa informação foi desmentida pela própria filha do paciente em entrevista à Folha, que confirmou que o pai estava em estado grave na UTI.

DA REDAÇÃO – A Folha preferiu preservar o nome do paciente e de seus familiares até que o mesmo possa conversar com a nossa reportagem.