Cotidiano

Paciente com problemas cardíacos aguarda por TFD desde outubro

A paciente de 59 anos foi internada no mês de setembro de 2020 com problemas cardíacos, e após exames o médico diagnosticou que é necessário que seja feita com urgência a troca da válvula mitral

A filha de uma paciente que atualmente está internada no Hospital Délio Tupinambá no município de Pacaraima, procurou a FolhaBV para relatar que a mãe espera desde o mês de outubro do ano pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A paciente de 59 anos foi internada no mês de setembro de 2020 com problemas cardíacos, e após exames o médico diagnosticou que é necessário que seja feita com urgência a troca da válvula mitral.

“Demos entrada no mês de outubro de 2020 com TFD. Infelizmente até o presente momento estamos aguardando uma resposta para que ela possa fazer essa cirurgia. Hoje entrei em contato com o TFD a resposta é que ainda estão buscando fazer um agendamento é que inclusive pediu novos exames médicos, só que ela está piorando a cada dia com essa demora”, relatou a filha da paciente, Emilly Elainne Dantas Franco.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde por meio da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) informou que a paciente foi incluída na CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade) e foi selecionada pelo MS, para realização do procedimento.

No entanto, o MS solicitou um laudo atual sobre o estado de saúde da paciente. E nesse sentido o setor de TFD já entrou em contato com a família para informar sobre a necessidade de atualização do laudo médico.

A CGRAC ressalta que o laudo atualizado deve ser entregue ao setor de TFD e automaticamente será encaminhado ao MS, para avaliação junto ao Hospital para o qual foi direcionado o atendimento.

A Sesau reforça que a paciente está sendo assistida pela equipe multiprofissional do Hospital Estadual Délio Tumpinambá, no município de Pacaraima, recebendo todo suporte clínico necessário para o acompanhamento do caso.