Cotidiano

Paciente do Baixo Rio Branco tem remoção aérea de emergência

Médico do SAMU afirma que se o atendimento não fosse rápido, paciente poderia ter ido a óbito

Um morador de Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco, município de Caracaraí precisou ser removido as pressas via aérea pelo Governo do Estado, na tarde desta sexta-feira, dia 17. Geandro dos Santos Freitas, de 30 anos, é diabético, e já estava em coma, e foi transferido para Boa Vista.

A irmã de Geandro, Josilene dos Santos Freitas, conta que ele é insulinodependente, mas há dois meses deixou de fazer uso da insulina por descuido. Nos últimos dias começou a se sentir mal, com cansaço e dor no peito, mas na madrugada de hoje piorou e entrou em coma.

“Procuramos a unidade de saúde do estado e graças a Deus nos ajudaram rapidamente. Toda equipe se esforçou muito para conseguir trazer meu irmão para Boa Vista”, conta Josilene.

O médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Alisson Lins, que acompanhou o paciente desde Santa Maria do Boiaçu, conta que já encontrou Geandro em coma.

“Durante o voo, realizamos a hidratação e aplicação de insulina endovenosa no paciente. Ele apresentou melhora e voltou do coma. Se o atendimento não tivesse acontecido de forma rápida, ele poderia ter ido a óbito”, salienta o médico.

O paciente foi encaminhado para o Pronto-Socorro Francisco Elesbão, onde será avaliado seu quadro clínico e realizados os procedimentos necessários para garantir sua recuperação.