Cotidiano

Paciente é impedida de fazer quimioterapia

Motivo foi a falta de um equipamento que deveria ser utilizado pelo técnico da unidade

Vanda Maria de Moraes foi diagnosticada com câncer de mama em outubro do ano passado, quando começou a fazer as sessões de terapia que ocorrem a cada 22 dias. Nessa sexta-feira (08), ela foi impedida de fazer a sessão devido à falta de um macacão impermeável, equipamento que deveria ser utilizado pelo técnico da unidade para fazer a manipulação do medicamento quimioterápico.

De acordo com seu marido, José Oliveira, o tratamento estava sendo realizado normalmente, até que hoje, a paciente voltou para casa sem a medicação necessária.

“A situação ficou difícil para muitas das pacientes porque esse medicamento é específico pra esse tipo de câncer. O medicamento existe porque o Ministério da Saúde encaminha para o tratamento completo. O único problema é esse macacão impermeável que segundo os funcionários do Bloco C do HGR é de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Roraima” disse. A denúncia foi feita ao Ministério Público Federal

Sesau – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) incluiu a aquisição desses equipamentos nos contratos emergenciais que são destinados ao abastecimento das Unidades de Saúde de Roraima. 

Ressaltou,que até o momento, nenhuma empresa apresentou propostas com valores compatíveis à pesquisa de preços de mercado realizada pela Sesau, em relação a esse item específico. Portanto a Secretaria estuda outras formas de adquirir o produto. 

Segundo a nota, disse que por meio da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência (CGUE) foram obtidos alguns exemplares do equipamento de proteção, para que os procedimentos possam ter continuidade, sem prejuízo aos pacientes que necessitam de quimioterapia. 

Informou que na segunda-feira, 11 de março, os itens já estarão disponíveis no Hospital Geral de Roraima.