Uma mulher procurou a FolhaBV para denunciar a longa espera por uma consulta com um neurologista pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A paciente deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) em julho de 2023 com queixas de enxaqueca e, desde o primeiro atendimento, aguarda pela consulta com o especialista.
Segundo a paciente, ao procurar o Hospital Coronel Mota munida de seus encaminhamentos, não obteve nenhuma resposta sobre a situação.
Procurado, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), afirmou que com a adesão ao SisREG (Sistema Nacional de Regulação), as solicitações de atendimento com especialistas são feitas diretamente na UBS. No caso da paciente, seu nome não havia sido inserido no sistema. Confira a nota:
A Secretaria de Saúde informa que o Estado realizou a migração do antigo sistema de marcação de consultas para o SisREG (Sistema Nacional de Regulação), ferramenta criada pelo Ministério da Saúde para dinamizar o gerenciamento de toda a rede de regulação do Estado, básica e especializada, resultando na humanização dos serviços de saúde em vários aspectos.
Com a implementação da referida plataforma, as marcações de consultas de primeira vez serão feitas via inserção dos dados do paciente no sistema, podendo este acompanhar as consultas via aplicativo do MEU SUS DIGITAL e/ou no Posto de Saúde próximo da residência, enquanto as consultas de retorno podem ser verificadas junto à recepção da unidade da rede especializada.
No caso em questão, a Sesau verificou as informações junto à Policlínica Coronel Mota, e não foi constatada a inserção do nome da referida paciente no SisREG. Ressalta que a inclusão da paciente no sistema é feita via Unidade Básica da Saúde. Após isso, ela poderá acompanhar o andamento da demanda pelo aplicativo, inclusive o agendamento da consulta com o neurologista.
É importante frisar que toda a rede SUS em Roraima está operando por meio do SisREG, e que qualquer reclamação referente ao atendimento deve ser imediatamente comunicada à direção geral ou Ouvidorias das respectivas unidades para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
A redação também entrou em contato com a prefeitura, que corroborou com a versão do governo, afirmando que o nome da paciente não estava inserido no SisREG. Confira na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que as Unidades Básicas de Saúde do município são responsáveis pelo encaminhamento de consultas especializadas, mas que o agendamento é feito pelo Governo do Estado.
Esclarece que até o ano de 2023 os encaminhamentos eram feitos via e-mail, assim como as confirmações por parte do Hospital Coronel Mota. Com a mudança para o SISREG (Sistema de Regulação), que está em operação desde junho, alguns encaminhamentos ficaram sem resposta do Estado. Foi o caso da paciente citada.
A SMSA informa ainda que a paciente fui à UBS nesta segunda-feira, 22, e já está inserida no SISREG.
Ao ser procurada pela redação, a paciente afirmou que seu nome foi inserido no SisREG apenas nesta segunda-feira (22), enquanto o encaminhamento para a consulta com o especialista data de junho de 2023.
“Essa inclusão foi hoje, mas a solicitação pro neurologista eu tenho desde junho do ano de 2023. Eu vou ficar esperando mais quanto tempo? Três, quatro, cinco meses? Um ano? Eu não sabia que tinha mudado o sistema e me inseriram hoje como se tivesse resolvido a demora”