Cotidiano

Paciente está há dois meses sem receber ajuda de custo do TFD

A Secretaria de Saúde informou que o pagamento do TFD está no Fundo Estadual de Saúde, já foi liquidado e será encaminhado para o banco

Um paciente de 18 anos que está com sua mãe no município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo realizando um tratamento no esôfago, está sem receber a ajuda de custo relativo ao TFD (Tratamento Fora de Domicilio) desde janeiro deste ano.

A informação foi repassada a equipe de reportagem da FolhaBV através de uma denúncia feita pelo irmão do jovem, que preferiu não se identificar.

O denunciante relatou que tanto a sua mãe, quanto o seu irmão estariam passando necessidades, faltando dinheiro para pagar o aluguel, transporte e alimentação.

“Eu e minha família não temos condições financeiras de mandar dinheiro para os dois. A falta de recursos está atrapalhando no tratamento do meu irmão, pois eles estão sem condições de pagar até um transporte”, explicou.

Segundo o irmão do paciente, quando ele e a família procuram a Sesau (Secretaria de Saúde) para ter alguma previsão do pagamento da ajuda de custo, eles não conseguiram obter uma data para receberem o valor.

“Quando ligamos para a Sesau, eles dizem que estão aguardando uma liberação do Fundo Estadual de Saúde [Fundes] para o pagamento, mas essa resposta já obtemos faz dois meses. Não temos uma reposta concreta, somente promessas”, informou.

O familiar cobra do Governo do Estado que o pagamento seja realizado o quanto antes, para assim o seu irmão e sua mãe não serem mais prejudicados.

“Meu irmão vai ter alta no dia 15 de março depois de uma consulta, mas eles precisam dessa ajuda de custo para pagar o aluguel, transporte e pode vir embora, sem deixar nada pendente”, disse.

OUTRO LADO – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Saúde) que se pronunciou através de uma nota. Confira na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que o pagamento do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) está no FUNDES (Fundo Estadual de Saúde), já foi liquidado e será encaminhado para o banco para ser creditado em conta.

A CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) entrará em contato com o paciente para repassar maiores informações.