Cotidiano

Paciente está há nove dias internado no corredor do HGR

De acordo com a denúncia, os funcionários alegam que não existem leitos disponíveis nos blocos do Hospital

A falta de leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR) continua obrigando funcionários a internar pacientes em macas nos corredores da unidade. Familiares de

um homem de 34 anos, que passa pelo procedimento de hemodiálise, procuraram a FolhaBV para denunciar que o paciente está há nove dias internado no corredor do Hospital.

“Ele chegou no PS encaminhado por um Clínico Geral com exames alterados, devido o problema nos rins. Ele foi atendido, e está fazendo hemodiálise, está com a imunidade baixa, tem problema de pressão alta também, e está no corredor desde dia 19 passado”, informou a esposa do paciente que preferiu não se identificar.

De acordo com a denúncia, os funcionários alegam que não existem leitos disponíveis nos blocos do Hospital.

“Já tentamos de todas as formas um leito e sempre ouvimos a mesma desculpa que não tem, está lotado, que temos que esperar. Enquanto isso, ele está no corredor, sem conseguir dormir, sem conseguir usar banheiro, por que a situação é deplorável”, detalhou.

Um dos banheiros da unidade hospitalar (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a denunciante, os banheiros do Hospital estão em situação precária.

“Nem conseguimos usar o banheiro aqui, porque não tem porta e está uma sujeira enorme, isso é um descaso, e não tinha ninguém para nos dar uma resposta esses dias por conta do carnaval”, completou.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde que enviou a seguinte nota:

“A Direção Clínica do Hospital Geral de Roraima informa que o referido paciente já recebeu alta médica. Em relação à estrutura, a  Direção Administrativa comunica que a Unidade está passando por reformas, o que resulta numa diminuição dos leitos disponíveis. Acrescenta que, quando há necessidade de transferência, os pacientes são encaminhados para o Hospital das Clínicas, que funciona como unidade de retaguarda.

Ressalta  que, ao se sentirem de algum modo prejudicados em relação aos serviços prestados, pacientes ou familiares podem procurar a Direção-Geral do HGR (Hospital Geral de Roraima) ou a Ouvidoria, durante a semana, e nos fins de semana, a Direção Administrativa da Unidade, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis para cada situação.

Essa formalização é uma garantia para o cidadão exigir seus direitos, além de possibilitar que a gestão tome conhecimento e adote as medidas necessárias”. 

Matéria atualizada ás 13h28*