Cotidiano

Paciente recebe medicamento vencido; secretária diz que está apurando

Áudio de suposto responsável pelo fornecimento dos medicamentos do projeto diz que foi um “erro humano”

A Folha recebeu denúncias de moradores de Amajari que teriam recebido a medicação Carbocistcina fora do prazo de validade.  

A irmã da denunciante é analfabeta, e não conseguia verificar que o remédio estava com data de vencimento para o mês de junho de 2022. “Isso é um perigo, não pode acontecer. Nem todo mundo sabe ler, e não sabe verificar se está na validade”, disse em um áudio compartilhado em um grupo de Whatsapp.


Um dos prints do grupo (Reprodução)

Neste grupo, o assunto foi abordado e o suposto responsável pelo fornecimento dos remédios, teria afirmado ter sido um erro que não irá mais se repetir.  “Se for um erro da prefeitura, eu peço desculpas. Foi um erro humano, e que não irá acontecer novamente”, pontuou.

Na captura de tela, é possível ver uma moradora dizendo que tinha recolhido no dia anterior (19 de julho) um medicamento vencido.

A reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde de Amajari, Irislandia Galvão, que estranhou o fato quando soube, tendo em vista que desde o mês de março, o município não trabalha com a medicação citada. “Esse foi um atendimento itinerante, e não sabemos como essa medicação foi parar lá, desde março não trabalhamos com esse remédio, ele não conta no nosso estoque. Mas estamos apurando o que houve , e de antemão pedimos desculpas pelo ocorrido”, disse.  

O município emitiu a seguinte nota sobre o caso:

A Secretaria de Saúde vem a todos os moradores do município esclarecer as denúncias veiculadas em redes sociais referentes à suposta dispensação de medicamento vencido no Projeto Amajari. 
Assim que tomou conhecimento foi aberto pela secretaria de saúde  um procedimento administrativo para apurar o ocorrido onde os servidores responsáveis pelo serviço e as pacientes relacionadas serão ouvidos. Foi informado pela Coordenação de Assistência Farmacêutica, setor responsável pela dispensação de medicamentos no município que o medicamento citado não consta nos medicamentos dispensados pelo município. 

A Secretaria de Saúde zela pela boa execução dos serviços em saúde em todo o município e estão sendo adotadas para apurar o ocorrido.

Câmara convocou o secretário municipal de saúde para esclarecimentos

No dia 14 de julho, um requerimento feito pelos vereadores da Câmara Municipal de Amajari, convocou a secretária municipal de Saúde para comparecer à Casa, para prestar esclarecimentos sobre: Falta de medicamentos nas unidades de saúde; desvio de função de servidores lotados na pasta; contratos que estão em vigência na pasta; entre outros assuntos.

Perguntada sobre o assunto, a secretária informou que ainda não recebeu o requerimento, mas que irá prestar todos os esclarecimentos.