No Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia paciente denuncia demora no atendimento.
Em denuncia a FolhaWeb, a paciente Arlete Gomes de Oliveira, 49, afirmou que começou a passar mal pela manhã com vômito e diarreia e que procurou a unidade de saúde em busca de atendimento, mas não conseguiu ser consultada por um médico.
Ela estava acompanhada do filho e precisou utilizar papel toalha como forro, pois como estava passando mal, acabou sujando a roupa de fezes.
“Nos banheiros nem papel higiênico tinha, elas me conseguiram um papel toalha para eu não ficar suja. Não aguento mais essa espera”, lamentou a paciente, ao deixar a unidade de saúde em busca de atendimento em outro local.
Secretaria de saúde explica
Em nota a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a paciente em questão deu entrada no PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) às 15h02 e após avaliação da equipe técnica, foi classificada como verde (não grave).
Ressaltamos que o PACS é uma unidade de Urgência e Emergência, ou seja, uma unidade cujo objetivo maior é atender aos pacientes classificados com as cores amarela, laranja e vermelha, que são mais urgentes e serão priorizados.
A nota informou ainda que a unidade não se nega a entender os casos com classificação azul e verde, no entanto a indicação é que esses pacientes procurem pelos Postos de Saúde.
Esclareceu também que as unidades de saúde estaduais realizam os atendimentos seguindo o Protocolo de Manchester, que é um sistema de classificação de pacientes por meio de pulseiras com cores diferentes, que permitem definir qual a situação de cada um, resultando num atendimento mais rápido conforme a gravidade de cada caso. Esse Protocolo é preconizado pelo MS (Ministério da Saúde) nas Unidades de Saúde de todo o país.
Os casos não urgentes são classificados na cor AZUL, e podem aguardar até 4 horas para atendimento, ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. A cor VERDE classifica os casos pouco urgentes, que podem aguardar até duas horas, e assim como os azuis podem ser encaminhados para outros serviços de saúde.
Os casos urgentes são classificados na cor AMARELA e podem aguardar até 50 minutos. A cor LARANJA é dos casos muito urgentes, com tempo de espera de no máximo dez minutos. E por fim, a cor VERMELHA é de atendimento imediato.