Cotidiano

Pacientes colocam placa denunciando falta de médicos em posto

Das 34 unidades básicas, 10 ficaram sem um profissional do programa Pacientes que esperavam por atendimento na Unidade básica de Saúde ‘Santa Luzia’ denunciaram a falta de médicos no local

Pacientes que esperavam por atendimento na Unidade básica de Saúde ‘Santa Luzia’ denunciaram a falta de médicos no local por meio de uma placa com a frase “Atenção, nesta ** não tem médicos”.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o contrato de 10 profissionais que atuam nas unidades básicas do município de Boa Vista foram encerradas pelo programa do governo federal Mais Médicos pelo Brasil.

“O contrato desses profissionais estava sob liminar judicial. A Prefeitura entrou em outubro de 2019 com ação judicial em desfavor da União para ter de volta 22 profissionais que perdeu do programa, com a finalidade de amenizar o impacto no atendimento de saúde do município, que aumentou devido a crise migratória, à época” informou por meio de nota.

Ainda segundo, a Prefeitura desde o dia 18 deste mês o Ministério já tinha encerrado os contratos, porém somente na terça-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o comunicado dos encerramentos e a perda dos médicos nas unidades.

“Das 34 unidades básicas, 10 ficaram sem um profissional do programa, o que faz com que os atendimentos fiquem reduzidos e lentos, com somente um médico para atendimento, mas é importante ressaltar que nenhum paciente ficará sem atendimento nessas unidades, sempre que necessário, será encaminhado a outra unidade mais próxima.

*UBS´s que perderam médicos:* Santa Luzia; Tancredo Neves; Silvio Leite; Sayonara Dantas (Senador H. Campos); Silvio Botelho (Paraviana); Dalmo Feitosa (Cauamé); Cambará; Liberdade; Mariano de Andrade (Caranã) e Asa Branca.”