Cotidiano

Pacientes com câncer denunciam suspensão de cirurgias

Segundo familiares de pacientes, as suspensões impedem o avanço do tratamento e no psicológico dos pacientes que esperam a cura da doença

Pacientes da oncologia relataram que o Hospital Geral de Roraima (HGR) estaria cancelando as cirurgias que auxiliam no tratamento do câncer. Segundo relatos, já faz um mês que a equipe de oncologia não realiza os procedimentos.

“Foi cancelado por um mês. Semana passada a equipe retornou e operou alguns pacientes. Quando foi hoje, que foi retomada às cirurgias, a paciente foi preparada para a cirurgia e a sala não estava disponível para a equipe de oncologia. E as cirurgias foram novamente suspensas”, disse um parente da paciente.

Ele ainda relatou que essa cirurgia seria a retirada do tumor presente em grande parte da mama da paciente, que tem melanoma, um tipo de câncer de pele. Ainda, que essas suspensões impedem o avanço do tratamento e no psicológico dos pacientes que esperam a cura da doença.

“A paciente foi preparada, criou-se toda uma expectativa e a cirurgia não aconteceu. O câncer é uma doença que não pode esperar e já está há um mês esperando. A paciente vai receber alta e agora vai aguardar quando vai poder ter cirurgia”, completou.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde informa que todas as cirurgias de emergência estão sendo realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), e além disso 50% do Centro Cirúrgico estão operando para as demais cirurgias.

As cirurgias estão sendo executadas de forma gradativa conforme a classificação de risco e de acordo com o mapa de agendamento, considerando o momento pandêmico que o Estado está passando.
 
A expectativa é que na semana que vem, seja finalizado o cronograma de cirurgias, para que a retomada total seja feita o mais breve possível.