Cotidiano

Pacientes com suspeita de coronavírus estão isolados e estáveis

Os dois pacientes apresentaram garganta inflamada e tosse

Dois pacientes suspeitos de estarem contaminados com o coronavírus estão isolados e estáveis. A informação foi dada durante coletiva de imprensa na tarde dessa sexta-feira (13), na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

De acordo com o médico infectologista Alexandre Salomão, os pacientes estão em isolamento domiciliar, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. 

Segundo informações da Sesau, o primeiro caso, um homem de 46 anos, que reside em Roraima, apresentou sintomas após ter contato direto com uma pessoa infectada com o Covid-19 que estava em passagem pelo estado.

A Secretaria de Saúde não confirmou se o contato ocorreu com a comitiva da Presidência que esteve em Roraima no último sábado (7).

O segundo paciente, um homem de 34 anos, esteve recentemente em viagem de férias para Buenos Aires, na Argentina.

Os dois pacientes apresentaram garganta inflamada e tosse.

“Ambos tiveram sintomas semelhantes ao coronavírus. O primeiro paciente foi enquadrado como suspeito por ter contato com uma pessoa que passou por aqui e posteriormente deu o resultado positivo para a doença. O segundo esteve em um país onde já foi confirmado casos positivos”, explicou a secretária adjunta da Saúde, Patrícia Renovatto.

De acordo com o médico Alexandre Salomão, assim como o primeiro caso suspeito, ambos os pacientes não precisaram de internação hospitalar.

“Em Roraima, apesar dos casos suspeitos, ainda não há o registro de circulação da doença. Ainda assim, o estado trabalha com a possibilidade de uma epidemia. Nosso objetivo agora é fazer o bloqueio epidemiológico desses casos isolados. Quando não for mais possível fazer esse isolamento, aí chega uma fase de identificar precocemente situações de risco e assim evita-las. Serão tomadas uma série de medidas restritivas para evitar a contaminação coletiva”, explicou.