Um paciente beneficiado pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), denunciou que ainda não pôde retornar para Boa Vista após ter sido liberado há dias do tratamento médico que realizou em São Paulo. Segundo ele, as passagens de volta não foram liberadas e que outros pacientes passam atualmente pela mesma situação. Ele recebeu alta na quarta-feira passada.
Depois de ter concluído o tratamento, o paciente precisa enviar um fax com o documento para a Sesau. “Eu e minha mulher, que está me acompanhando aqui, em São Paulo, fizemos o procedimento: passamos o fax duas vezes, mas eles nos disseram que não receberam o material. Só depois ficamos sabendo que o governo não está pagando a agência que fornece as passagens dos pacientes, por isso não tinham como liberar a volta”, afirmou. Eles estão hospedados numa pensão da capital paulista.
Os dois esperaram por uma posição do órgão por mais de uma semana. “O tempo passou e não resolveram absolutamente nada. Nem ofereceram qualquer outra opção para esta situação que estamos passando”, disse. O resultado foi que o paciente precisou arcar na compra de duas passagens para Boa Vista com a ajuda de familiares. Ele deve estar de volta à cidade neste fim de semana.
“Estamos denunciando isto porque existem outras pessoas na mesma situação. Fizemos um esforço e compramos nossas passagens, que ainda foram caras pelo fato de terem sido adquiridas em um espaço curto de tempo. Mas e os pacientes que não podem fazer o mesmo, como eles ficam?”, questionou o denunciante.
GOVERNO – Procurado para dar esclarecimentos sobre a denúncia, o Governo do Estado alegou que estão sendo adotadas medidas para regularizar a prestação do serviço. Segundo informou, o pagamento à empresa contratada, no total de R$ 358 mil, referente ao pagamento de abril, já foi efetuado e que a quitação do montante referente ao mês de maio está em fase de finalização, para posterior repasse.
Conforme o secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, a gestão não tem medido esforços para manter o pagamento em dia de todas as contas, mas existem dívidas pendentes da gestão anterior, “por falta de zelo e a responsabilidade com os gastos públicos”. “Reitero o compromisso da gestão em oferecer um atendimento digno e de qualidade para a população. Por isso, todas as ações estão voltadas para o propósito de sanar as dificuldades, honrar os compromissos e buscar a satisfação das pessoas que buscam os serviços de Saúde”, frisou. (JPP)