A paciente Edilai Cristina de Sousa Silva que foi para o estado de São Paulo fazer transplante renal, e a paciente Francisca Lima Silva que se encontra no Ceará também a espera de transplante renal, não estão tendo condições de ir às consultas por conta do atraso do pagamento referente ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A filha da paciente Francisca Lima Silva informou a equipe de reportagem da FolhaBV, que a mãe faz hemodiálise e é imprescindível essa ajuda do governo.
“Minha mãe faz hemodiálise há cinco anos, e por essa questão decidimos sair de Roraima com a ajuda do tratamento fora de domicílio que é oferecido pela Secretaria de Saúde (Sesau). Chegamos ao Ceará dia 14 de dezembro do ano passado, já faz três meses que estamos aqui, e não temos condições financeiras para continuarmos nos mantendo”, relata.
A filha disse ainda que tentou entrar em contato com órgão responsável, mas não obteve respostas. “Ligamos para lá e só nos dizem para aguardar, porém já estamos desesperadas porque minha mãe tem consultas para ir, e exames para fazer“, contou.
A outra paciente, Edilai Cristina explicou que com o atraso do pagamento do TFD ela não tem como ir às consultas. “Precisamos dessa ajuda para irmos às consultas, pagar os medicamentos, só queremos o que nos é de direito básico da saúde”, frisou a paciente.
Disse ainda que ao entrar em contato com os responsáveis, eles não dão uma resposta concreta. “O estado vem nos enrolando, nos dizendo que o dinheiro vai está na conta, mais até agora estamos aguardando”, disse.
A reportagem da FolhaBV entrou em contato com a Sesau, que se pronunciou por meio de nota. Confira na íntegra:
A Secretaria de Saúde por meio da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) informa que referente à paciente Edilai Cristina Alexandre de Sousa Silva o pagamento do TFD foi necessário fazer a regularização do laudo médico que estava pendente, que já foi providenciado, e seguirá agora para pagamento até o final desta quarta-feira.
Em relação à Francisca Fernandes Lima Silva a CGRAC informa que já foram concluídos os trâmites administrativos e encontra-se pronto para pagamento até o final desta quarta-feira.