No início desta semana noticiamos que as pacientes Edilai Cristina Alexandre de Sousa Silva e Francisca Fernandes Lima Silva, estão há quase dois meses sem receber o pagamento do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).
Edilai Cristina está em São Paulo e Francisca no Ceará, e as duas pacientes estão a espera de um transplante renal. Segundo elas, não conseguem ir às consultas de hemodiálise e pagar outras despesas, por conta do atraso.
Porém, elas entraram em contato novamente com a reportagem da Folha, ontem, dia 18, e relataram que o pagamento não teria sido feito. “A informação da Sesau, de que iria transferir o valor na quarta-feira não procede. Até o momento, não foi efetuado e eu mesma liguei e eles mandaram aguardar”, disse a filha da paciente Francisca.
Ainda na quarta-feira (17), em resposta à FolhaBV, a Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) informou, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), que realizaria o pagamento do TFD das pacientes nesse mesmo dia.
Conforme apurou a Folha, o valor da diária paga ao paciente que viaja com acompanhante é de R$ 89,50 e R$ 64,75 para aqueles que viajam sozinhos. Tais valores são destinados para o custeio da alimentação e hospedagem.
OUTRO LADO – Nesta sexta-feira (19), a reportagem entrou novamente em contato com a Sesau, que enviou a seguinte nota: “A Secretaria de Saúde informa que o pagamento do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) das pacientes Francisca Fernandes Lima Silva e Edilai Cristina Alexandre de Sousa Silva se encontra no FUNDES (Fundo Estadual de Saúde) e em virtude dos trâmites administrativos será liquidado nesta sexta-feira, 19, tendo prazo de 48h a 72h para a compensação e crédito em conta.