A partir desta segunda-feira, dia 29, os pacientes que aguardam em filha única por cirurgia eletiva passarão por recadastramento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Ação vai ocorrer em pontos na capital e interior,.
O recadastramento presencial poderá ser feito na Clínica Especializada Coronel Mota, no HC (Hospital das Clínicas), no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin), durante o dia e no período noturno, das 18h às 21h. Para quem mora o interior, as unidades da rede estadual também terão equipes para receber o usuário.
O atendimento físico será feito de forma paralela ao recadastramento realizado pelo App Zera Fila, que está disponível para aparelhos com sistema Android na loja virtual Play Store.
Assim como pelo App Zera Fila, o recadastramento presencial será realizado até o dia 6 de dezembro.
“Os dados reais são fundamentais para que possamos seguir com o planejamento e colocar em prática o plano de ação para a retomada das cirurgias eletivas. Peço que baixem o aplicativo no celular e façam esse recadastramento. Quem tiver alguma dificuldade, por questões do acesso à internet, pode procurar uma dessas unidades, na capital e também no interior, que teremos servidores prontos para ajudar”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
Saiba como fazer o recadastramento pelo App Zera Fila RR
O primeiro passo é acessar a Play Store, instalar o app e realizar o cadastro. Para isso, o usuário deverá informar o nome do paciente, o nome da mãe, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), data de nascimento, sexo, endereço, telefone e email.
O segundo passo é fazer o login e responder o questionário, informando o nome da mãe, data de nascimento, endereço, quatro últimos números do telefone de contato e informar sobre a cirurgia, se foi realizada ou não.
De acordo com Mayara Bianca Carneiro, coordenadora da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle), é fundamental que o usuário siga as instruções que são simples e fáceis.
“Se o paciente responder que ainda não fez a cirurgia, ele é incluído no cadastro atualizado e o recadastramento para a fila única pelo app é concluído. Caso o paciente responda que já realizou a cirurgia, deverá ser informado se foi em unidade pública ou particular e, após essa última resposta, para esse caso, é encerrado o recadastramento pelo app”, ressaltou a coordenadora.