Pacientes do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, localizado em Rorainópolis , procuraram a FolhaBV para reclamar da demora nos atendimentos do local nesta segunda-feira, 12. De acordo com as queixas, os pacientes chegaram no início da manhã, e ainda não foram atendidos.
O servidor público que não quis ser identificado, deu entrada no hospital às 8h17, e até às 17h08 não havia sido atendido. “Estou no hospital desde cedo, e até agora não me deram nem previsão. Eu fui na direção, e a moça que fica lá disse que não sabia o que fazer, porque só tem um médico da área”, relatou.
Outro paciente que também optou por não ser identificado relatou que chegou ao local às 7h da manhã, e também não conseguiu ser atendido. “Não só eu, mas muitos pacientes estão aqui desde cedo, fora os que tiveram que ir embora sem resolver os problemas de saúde, porque moram em vicinal e é afastado”, contou.
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), afirmou que o atendimento na unidade é realizado dentro das diretrizes do Ministério da Saúde. Confira a nota na íntegra:
“A direção geral do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto informa que não recebeu nenhuma reclamação referente à denúncia citada pelo veículo e que os atendimentos na unidade são realizados com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, além do protocolo de Manchester, que prioriza a gravidade de acordo com o quadro clínico da paciente.
A unidade esclarece ainda que a grande maioria das demandas recebidas poderiam ser tratadas diretamente com a atenção básica do município, por meio dos postos de saúde. E adianta que as reclamações podem ser encaminhadas à direção do hospital, que adotará as medidas cabíveis”.