Cotidiano

Pacientes reclamam que ficaram sem atendimento no Hospital Coronel Mota

Devido ao feriado nacional de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira, o Governo do Estado decretou ponto facultativo em suas repartições públicas para a segunda-feira. Em decorrência da suspensão de expediente, usuários dos serviços do Hospital Coronel Mota ficaram sem atendimento.
Alguns pacientes agendados para consultas e exames médicos vieram de municípios do interior do Estado. Eles relataram que, mesmo com a decretação do ponto facultativo, não receberam nenhum comunicado avisando sobre o cancelamento das consultas. “Eu moro na Vila do Roxinho, em Mucajaí, e vim para a Capital só para fazer uma ultrassonografia da bexiga. Já estou esperando por esse exame há bastante tempo. O hospital poderia ter ligado avisando que não teria expediente, pois não tenho condições de ficar gastando dinheiro para vir para Boa Vista e não ser atendida”, reclamou a agricultora Raimunda Rodrigues.
Outra reclamação feita pelos usuários é que o hospital não remarcou as consultas e nem deu a previsão de datas. Segundo a cabeleireira Sheila Silva, o hospital disponibilizou dois funcionários para atender os pacientes, porém não fizeram o reagendamento. Eles apenas pegaram o número de telefone para ligar posteriormente informando a nova data das consultas e exames.
 “Os atendentes não remarcaram minha consulta com o neurocirurgião para outra data, somente pegaram o meu contato e disseram que vão ligar informando o dia que serei atendida. Eu tenho problemas de coluna e já tinha sido uma dificuldade agendar. Agora, chego aqui e o hospital não está funcionando. É um desrespeito com os pacientes. Não sou contra ponto facultativo, mas os serviços de saúde são essenciais e não podem parar”, reclamou Sheila Silva.
GOVERNO – A Secretaria de Comunicação do Governo Estado esclareceu que os agendamentos para esta segunda-feira ocorreram antes da decretação do ponto facultativo. Depois de divulgado o decreto, a direção do Hospital Coronel Mota determinou o remanejamento das consultas.
Conforme a secretaria, os pacientes que deixaram o telefone de contato serão acionados na quarta-feira, 22, e informados da nova data de atendimento médico, previsto para ser realizado no decorrer desta semana e na próxima. Aqueles que não deixaram o contato serão recebidos em três salas no hospital, também na quarta-feira, onde os atendentes estarão com os mapas de agendamento e informarão pessoalmente sobre as novas datas de atendimento médico.
“Aqueles que estão indo hoje ao Coronel Mota estão sendo recebidos por uma profissional da Ouvidoria do hospital, que está repassando as devidas orientações aos pacientes. Caso a profissional não seja encontrada na recepção, os agendados para hoje podem procurar a Ouvidoria da unidade de Saúde, onde receberão os esclarecimentos e orientações a respeito do remanejamento da consulta”, frisou o governo por meio de nota. (J.M.)