Para que se faça um novo fluxo de atendimento voltado aos casos de coronavirus (Covid-19), está sendo realizado um processo de esvaziamento do Hospital Geral de Roraima (HGR). Essa informação é do governador Antonio Denarium (sem partido), em vídeo postado em rede social.
“Por exemplo, o Bloco D foi totalmente isolado para atender esses pacientes suspeitos e infectados. Temos agora 11 pacientes internados na unidade, sendo que três estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se recuperando”, comentou o governador.
Denarium ressaltou também que, para dar maior fluxo aos atendimentos à população, está sendo feita transferência de pacientes do HGR para o hospital de retaguarda no estádio Canarinho e também para hospitais particulares.
“Faremos isso para que possamos ter condições de atender os pacientes de covid-19 até que fique pronta a Área de Proteção e Cuidados (APC), que está sendo finalizada, e que será mantida por meio de uma parceria entre o Estado, a Prefeitura de Boa Vista e o Ministério da Defesa, por meio da Operação Acolhida”, frisou.
OUTRO LADO – A reportagem da Folha BV entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau), para saber quais problemas de saúde apresentam esses pacientes que estão sendo transferidos do HGR para outras unidades, quantos já foram retirados do HGR e quantos no total irão ser removidos.
Por meio de nota, a Sesau não respondeu a reportagem, mas informou que a Unidade Canarinho foi montada no dia 10 de abril, quando começou a receber pacientes. Todos os 43 pacientes estáveis internados na unidade estão recebendo a atenção adequada pela equipe médica.
Esclareceu que a unidade possui atualmente 58 leitos disponíveis, 10 leitos com gases medicinais e suporte de cilindro de O2, com possibilidade de ampliação para até 120 leitos.
A unidade tem a finalidade de atuar como retaguarda para o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, com foco no atendimento de pacientes de baixa complexidade, pré e pós-operatórios estáveis.