Aproximadamente mil fiéis participaram, nesta segunda-feira, dia 08, da procissão em celebração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, considerada pela Igreja Católica como a padroeira de Boa Vista. Os devotos saíram da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico, e percorreram as principais avenidas, como a Getúlio Vargas e Jaime Brasil.
O padre Paulo Mota, vigário da Catedral Cristo Redentor, explicou a importância da data para a comunidade católica. “Quando celebramos a festa de Nossa Senhora, seja ela Conceição, Aparecida ou do Carmo, sempre nos referimos à Mãe de Jesus, pois elas são todas em uma só, apenas com títulos diferentes”, disse.
Ele destacou que, nesta data, os fiéis são chamados a meditar. “Este ano estamos abordando como tema a misericórdia de Deus, como nos convocou o Papa. Queremos vivenciar o ano da misericórdia. Esse dom vem através de nossa senhora, que nos é dada para nos redimirmos, nos orientarmos para andar no caminho da fé”, declarou.
O padre relatou ainda que um dos lemas da igreja para o próximo ano será a misericórdia. “Nesse sentido, a nossa igreja aqui, em Roraima, também faz essa caminhada do ano santo, o ano da misericórdia. Vamos fazer a abertura oficial no próximo dia 13, na Catedral Cristo Redentor. Desde já estamos nos preparando olhando para Nossa Senhora, que vivenciou sua vida sempre com muita humildade”.
Devota de Nossa Senhora da Conceição desde criança, a aposentada Maria da Conceição Fraxe participa da procissão em homenagem à santa todos os anos.
“Sempre peço pela saúde e união da minha família. Agradeço as bênçãos alcançadas ao longo do ano e renovo a minha fé”, disse.
Também devota da santa, a aposentada Maria do Carmo Queiroz participou da missa. “Eu vim pedir paz no mundo, pois só vemos notícias tristes sobre guerra, assassinatos. Precisamos de paz nesse mundo. Também vim agradecer pelo ano que se encerra e pedir pela saúde e felicidade dos meus familiares”, disse.
DATA – A festa da Imaculada Conceição, comemorada a 08 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX a 08 de dezembro de 1854. A Imaculada Conceição é a celebração da santidade da Virgem Santa Maria, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, do qual nascem todos os filhos de Adão. (I.S)